Resenha metodologia cientifica
Por: vi.gunther • 18/8/2015 • Resenha • 563 Palavras (3 Páginas) • 548 Visualizações
Capítulo 1: Ensino do Direito, Ciência e Pesquisa
Durante muito tempo, a simples reprodução do saber era a ideologia do ensino superior, não havia questionamento nem reflexão, apenas a transmissão, dos professores aos alunos, do conhecimento. Entretanto, essa situação mudou, e o novo paradigma na esfera acadêmica coloca a produção do saber como ponto principal do aprendizado. A partir desse contexto, as atividades de pesquisa passaram a ser valorizadas e julgadas importantes em todos os cursos superiores, inclusive no Direito.
A ciência caracteriza-se por sua capacidade de questionar e criticar de forma rigorosa a realidade. Essa crítica deve ser rigorosa para que as teorias e hipóteses possam ser testadas e analisadas por outros cientistas. Isso deve ocorrer porque o saber científico nunca é absoluto, ou seja, sempre pode ser colocado a prova. A partir dessa definição de ciência podemos concluir que o Direito é uma ciência, embora seja diferente das demais.
Capítulo 2: A Pesquisa
No nível acadêmico, existem três tipos de pesquisa, a pesquisa para elaboração da monografia (graduação), a dissertação (mestrado) e a tese (doutorado). A tese, por ser feita em um momento no qual o candidato já é mais maduro e adquiriu mais conhecimentos, esse tipo de pesquisa exige uma certa originalidade. Originalidade no sentido de que o autor da tese deve buscar analisar um determinado tema sob uma perspectiva não explorada anteriormente. A dissertação exige do mestrando que seja capaz de fazer uma revisão completa de tudo que já foi produzido sobre o tema de sua pesquisa. Já a monografia, por ser uma tarefa dos alunos da graduação, é um trabalho de iniciação à pratica científica e, por isso, exige apenas que o aluno seja capaz de delimitar de forma rigorosa e científica um tema que lhe interesse, e de comunicar essa pesquisa, ou seja, apresenta-la na forma de monografia. As pesquisas podem ser classificadas de acordo com três critérios: quanto ao enfoque, quanto à coleta de dados e quanto à natureza do produto final. As pesquisas podem ser sistemáticas (questionam e refletem sobre um problema de natureza abstrata), ou históricas (tratam do surgimento e da evolução de leis, conceitos, teorias) se classificadas quanto ao enfoque. Elas podem ser pesquisas bibliográficas/documentais (o pesquisador usa em sua pesquisa um material já existente) ou pesquisas de campo (caso o próprio pesquisador tenha coletado os dados que serão utilizados em sua pesquisa), considerando a coleta de dados. E ainda, as pesquisas podem ser consideradas trabalhos investigativos (pesquisa científica), caso houver uma problematização a respeito do tema, ou trabalhos de divulgação, os quais apenas apresentam o que já foi escrito por vários autores sobre o tema.
Ao iniciar o trabalho de
...