Resenha sobre Taylor e Ford
Por: Eduardo Araújo • 4/1/2018 • Relatório de pesquisa • 772 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
RESENHA
SALVADOR, 2017
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
RESENHA
EDUARDO COSTA DE ARAUJO
SALVADOR
2017
Jules Henry Fayol, nasceu no dia 29 julho de 1841, formou-se como engenheiro de minas aos 19 anos e com sua formação criou a Teoria Clássica da Administração e o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas.
Fayol começa seu livro falando sobre o conjunto de 6 funções essenciais para uma empresa, e são elas:
1-) Técnica: A produção, fabricação de bens ou serviços.
2-) Comercial: A habilidade comercial, saber comprar e vender.
3-) Financeira: Ter uma boa gestão sobre o financeiro
4-) Segurança: Proteção, preservação e tranquilidade
5-) Contabilidade: Analisa claro e preciso sobre a situação empresarial
6-) Administrativas: Prever, organizar, controlar, coordenar e em si comandar a empresa.
Após essa divisão, falou que cada função tem sua capacidade e exemplificou com explicações cada uma das 6 capacidades.
Fayol também citou e desenvolveu explicações aos 14 princípios da administração que aplicou em sua vida com mais freqüência e são eles: a divisão do trabalho, a autoridade e responsabilidade, a disciplina, a unidade de comando, a unidade de direção, a subordinação do interesse particular ao interesse geral, a remuneração do pessoal, a centralização, a hierarquia, a ordem, a equidade, a estabilidade do pessoal, a iniciativa, a união do pessoal.
E para finalizar seu livro Henry Fayol citou e explicou os 5 elementos da administração que são eles: Previsão, organização, controle, coordenação e comando.
Henry Ford relata no capítulo IV do livro “Os Princípios da Prosperidade” ele começa falando sobre o modo de desenvolvimento da Ford Motor Company. Até certo ponto eles haviam seguido os processos usuais da indústria. Eles conseguiram um produto onde o cliente se satisfazia, acharam um ponto onde poderia chegar e dizer vamos nos conversar daqui em diante, fazendo com que seu negócio fosse pacato. Ford então tinha uma visão de considerar vitórias apenas como incentivo para novas realizações. As corridas o fez perceber que tinha que aperfeiçoar seus carros, mas lhe faltava um material que fosse solido e leve no tempo de produção e o acaso o trouxe. Sua ideia era fabricar um carro que correspondesse a necessidades de todo mundo. E para escolha do modelo ideal separou sete pontos importantes e selecionou o modelo T esse que atendia a todas as necessidades dos sete pontos. Ford falou sobre outros modelos e sobre marcas que a empresa havia atingido. Em seus próximos paragrafo mencionou e explicou como foi se dado o processo de expansão, e anos à frente passou a ser uma multinacional.
...