Resenha tempos modernos
Por: vanessalmeida • 18/6/2017 • Resenha • 571 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – UFVJM
Vanessa Oliveira Almeida
O filme tempos modernos - Charles Chaplin faz duras críticas com relação à forma que os funcionários eram tratados pelos donos. As explorações eram feitas através de mão de obra baratas, sofrendo pressões, sendo que os donos tinham um grande telão que ficavam controlando a produção e quando não satisfeitos mandavam os encarregados aumentares a velocidade das máquinas. Nesta época em que se passa o filme, os operários tinham uma carga horária abusiva, condições de trabalho miseráveis sem qualquer preocupação com a segurança, pois os empresários só visavam o lucro.
Olhando o nosso cotidiano o filme ainda continua atual, pois nem sempre somos valorizados no mercado de trabalho sendo através de salários, condições adequadas no ambiente de trabalho, com a modernização das máquinas o desemprego tende a aumentar em decorrência do comodismo da população que nem sempre está em busca de formação, sendo que as novas tecnologias estão ocupando o lugar de operários e a nosso sistema politico que não contribui. A forma de exploração hoje continua só que de forma mais velada, principalmente os que vivem em situações precárias ou regiões que ainda são governados por lideres autoritários.
O filme também nos ajuda a entender como funciona a Teoria de Mcgregor que veremos a partir de agora.
As teorias de McGregor foram dividas em duas sendo a teoria X e Y que se tornou uma das mais relevantes contribuições para nossa historia no estudo da Administração. A teoria X: “o trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas” e a teoria Y: “o trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.
Teoria X | Teoria Y |
|
|
As teorias Mcgregor fazem uma analise do perfil de acordo com a personalidade e comportamento de cada um. Essas teorias evidenciam como é o profissional no seu dia a dia, fazendo uma divisão de grupos sendo um tendo um profissional indolente e preguiçoso por natureza que não gosta de assumir responsabilidade e prefere se mandado e em contratempo existe o grupo de pessoas que são altamente competentes, responsáveis e criativas que gostam de trabalhar e o fazem com prazer.
Nas instituições existem as duas teorias tanto a X como a Y, sendo que na sua maioria os funcionários são X, pois gostam de ser mandados ou direcionados não tomam iniciativas, se tornado cada vez mais acomodados, preguiçosos e entre outros. Mas existem aquelas pessoas como um senso empreendedorismo, criativos, que sabem direcionar, são altamente qualificados, não são acomodados, fazendo seu trabalho com prazer, sendo que possuem um pouco de ambição.
A mensagem do filme Tempos Modernos é um pouco obscura, mas creio que ela retrata os problemas causados pela pressão que cada pessoa sobre nas organizações. Se visto por este aspecto, o filme torna se presente e embora vivamos a era da informação, da tecnologia e comunicação, a pressão pelo resultado parece não ter mudado muito desde que o filme foi lançado. (Blog do Luís)
...