Resenha tipos de conhecimento
Por: luisdenise • 11/3/2017 • Relatório de pesquisa • 521 Palavras (3 Páginas) • 3.053 Visualizações
FACULDADE DOM PEDRO II
Denise Carvalho Dos Santos
RESENHA TIPOS DE CONHECIMENTO
SALVADOR
OUTUBRO / 2014
Resenha |
Tipos de conhecimento |
Denise |
Tipos de conhecimentos
O presente texto do autor Carlos José Giudice Dos Santos, traz um comentário dos variados tipos de conhecimento. Inicializa esse texto com uma simples pergunta “O que é uma árvore?” ( pag. 1 ), essa pergunta é direcionada a duas crianças de cultura distintas cuja as respostas são distintas. “estamos diante de dois tipos de diferentes de conhecimento: primeiro, eminentemente prático, diretamente relacionado á sobrevivência, passada de geração em geração pela tradição oral; o segundo, teórico, sistematizado, com objetivo de informar, passado por intermédio” (pág. 1). Mas o texto não para por ai, o autor vai além dessa simples pergunta ele que mostra que o conhecimento esta subdividido em 4 tipos : popular ou senso comum, religioso, filosófico e cientifico. Ao distinguir cada conhecimento e mostrar que um não é melhor que o outro, cada pessoa tem sua essência, formação cultural que é formada a depende do meio em que viver e o que esse meio valoriza.
“É um conhecimento passado de geração em geração, e que, de certa forma deu origem a todos os outros tipos de conhecimento” ( pág. 2 ), o conhecimento popular ou senso comum se define como experiências desenvolvidas ao longo da vida de forma espontânea, tornando-se verdades quando comprovadas cientificamente ou apenas superstições. O autor Carlos traz em seu texto alguns exemplos “como saber a época certa para semear e colher determinados tipos de cereais, necessidade da utilização de adubos e os tipos de solos adequados para diferentes culturas “ (pág. 2) , o autor mostra também exemplos que são meras superstições : “não comer manga á noite e nem mistura-las com leite; não deixa o noivo ver a noiva vestida antes do casamento; não passar debaixo da escadas e etc.” ( pág. 2)
“surgiu então uma explicação sobrenatural, um mito, que teria a função de tranquilizar o homem, porque esse mito forneceria a explicação sobrenatural” (pág. 4). O conhecimento religioso é uma tentativa de explicação de alguns fenômenos que a ciência não conseguia explica de imediato o homem que por ser inquieto fica procurando explicações na natureza.
“ As perguntas que a filosofia tenta responder são diferentes daquelas que a Ciência consegue responder. Enquanto a ciência é fortemente baseada em fatos, tentando estabelecer leis e padrões, a filosofia é especulativa, baseando principalmente na argumentação” ( pág. 8). O conhecimento filosófico surgiu a partir dos questionamentos do homem em busca de saber além do que a ciência conseguir explicar.
“A ciência é extremamente rigorosa em suas proposições, que, por sua vez, são fortemente baseada em fatos verdadeiros” ( pág. 9). O conhecimento cientifica tem por objetivo comprova a veracidade dos fenômenos que ocorre ao nosso redor através de cálculos, teoria e experimentos.
Mediante esse texto do autor Jose Carlos pode se concluir que o conhecimento, tanto popular ou senso comum, religioso, filosófico e cientifico tem for finalidade responder aos questionamentos que o homem faz em relação a tudo aquilo que esta ao seu redor e transmitir para gerações futura.
...