Resiliência aplicada ao RH
Artigo: Resiliência aplicada ao RH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gaaabyamaral • 9/9/2014 • Artigo • 445 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
Resiliência
A palavra resiliência vem da física, significa a capacidade que um material tem de voltar ao seu estado normal após ter sofrido algum tipo de tensão ou pressão.
Alguns materiais acumulam energia quando são submetidos a irem até o seu limite, mesmo sofrendo uma pressão muito forte eles conseguem voltar ao seu estado normal usando a energia acumulada, pois eles conseguem ser flexíveis.
Resiliência também pode significar a capacidade que um ambiente tem de se recuperar após ter ocorrido algum impacto, como queimadas, Vulcões e etc.
Resiliência no ser humano.
Atualmente resiliência é um conceito que está sendo muito utilizado nas organizações, significa a capacidade que as pessoas têm de lidar com problemas, estresse, pressões, e etc. É a capacidade de superar obstáculos, resistir às situações difíceis.
Resiliência aplicada ao RH
O RH se destaca quando se trata de resiliência no mundo dos negócios, pois eles têm papel fundamental na qualidade de vida dos colaboradores dentro da organização, são responsáveis por demissões, contratações, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salário, avaliação de desempenho e o processo de comunicação com os colaboradores. E com isso mais profissionais estão adotando à prática da resiliência.
Normalmente eles passam por situações complicadas, pois gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil, e precisam ser resilientes. Antes de tomar uma decisão difícil é preciso que eles conheçam a si próprio e seu comportamento, para desenvolver recursos que ajudem na hora de tomar uma decisão. Demitir alguém, por exemplo, não é uma tarefa fácil, mas se o profissional for resiliente ele vai saber reagir a esse tipo de situação mantendo o equilíbrio, sem demonstrar a parte emocional, ele ira buscar a melhor estratégia, mesmo não sendo uma tarefa fácil o profissional irá superar.
Não só demissões e contratações fazem parte da rotina do RH dentro da empresa, eles também são responsáveis pelo recrutamento e seleção, e treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. O RH deve conhecer as necessidades e expectativas de seus clientes internos para poder gerenciá-los e desenvolver estratégias e treinamentos para preparar os colaboradores para agirem de forma mais sensata quando estão sob pressão, diminuindo a ansiedade, aumentar a confiança deles, adaptá-los para que trabalhem com resiliência. Mas não adianta fazerem treinamento se o profissional não aceita mudanças. Na hora da seleção, é necessário que procurem um perfil adequado para obterem o melhor resultado.
Portanto, entende-se que a resiliência é fundamental nos dias de hoje, não só no mundo dos negócios mas nas situações que vivemos diariamente, ela é importante para enfrentarmos desafios, agir sobre pressão, tomar decisões difíceis, superar traumas. Por isso vem sendo implantada no mundo dos negócios, pois diminui as tensões, conflitos, e os profissionais vão cada vez mais se adaptando à resiliência.
...