Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Por: rodrigoaraujo • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 445 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
INTRODUÇÃO
As principais características destas empresas caracterizadas como empregos verdes, são os custos benefícios que as mesmas trazem para o município onde resido.
Os setores econômicos onde todas atuam são os voltados para a população, empresários e tem o dever de fazer com que tenha um menor impacto ambiental possível diante da população.
Empregos verdes são postos de trabalhos decentes em atividades econômicas que contribuem significativamente para reduzir emissões de carbono para melhorar ou conservar a qualidade ambiental.
Para a identificação dos empregos verdes utilizamos alguns indicadores sendo eles:
* IMPACTO AMBIENTAIS DO PRODUTO FINAL DAS ATIVIDADES ECONOMICAS;
* TRABALHO FORMAL;
* IMPACTOS AMBIENTAIS DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E CONTRIBUIÇÃO PARA A MUDANÇA DOS PADRÕES DOMINANTES DE PRODUÇÃO E CONSUMO.
DESENVOLVIMENTO
Sobre Empregos Verdes no meu município: Quantos são em uma vasta pesquisa em minha cidade foi possível enumerar alguns tipos de empregos verdes.
1 CELG ( fornecimento elétrico)
2 Viação UTB ( transportes publico)
3 Quebec ( empresa de reciclagem publica)
4 QUALY QUIMICA (adubos e fertilizantes)
5 SANEAGO (abastecimento e tratamento de esgoto publico)
Todos esses em suas funções de servir a população de maneira sustentável e benéfica ao meio ambiente, a celga trabalha com fornecimento de luz elétrica gerando benefícios a população, UTB transporta diariamente a população com custo beneficio, Quebec trabalha com recolhimento gratuito de materiais para reciclagem, Qualy química adubos e fertilização em nosso município gerando um numero positivo na agricultura local e a Saneago trabalha com o abastecimento e tratamento de esgoto publico, todos esses se caracterizam empregos verdes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O tema relevante diante da crise econômica mundial que vivemos, atingindo em especial os países desenvolvidos, alem dos graves problemas ambientais enfrentados.
A importância da sustentabilidade e dos e dos empregos verdes para uma nova perspectiva de futuro juntamente com a concretização dos direitos sociais e ambientais.
Considera-se a sustentabilidade como um princípio fundamental que determina uma governança de proteção do meio ambiente e do valor intrínseco dos seres vivos em geral. A sustentabilidade assinala como um princípio constitucional uma relação sistêmica e de equilíbrio ecológico em sentido amplo, promovendo a universalização da dignidade dos seres vivos.
Assim, a sustentabilidade pode ser compreendida como um processo contínuo, aberto e interativo. Além disso, o princípio da sustentabilidade evidencia-se multidimensional, na medida em que combina as dimensões éticas, sociais, ambientais, econômicas, jurídicas e políticas. A sustentabilidade na dimensão ética admite a ligação de todos os seres vivos; na social, reclama o desenvolvimento da igualdade intrageracional e intergeracional; na ambiental, faz perceber que não pode haver qualidade de vida e dignidade em um ambiente degradado; na econômica, alude ser indispensável a equidade econômica, dos custos e benefícios, diretos e indiretos; por fim, na jurídica e política, adquire aspecto de princípio constitucional, imediata e diretamente vinculante.
...