Responsabilidade social e meio ambiente
Por: Babi Lacerda • 10/11/2015 • Relatório de pesquisa • 442 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
Introdução
A “Agenda 21” é um documento lançado na ECO92 (ou Rio92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - CNUMAD – realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro), que sistematiza um plano de ações com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável. Composta por quarenta capítulos, a Agenda 21 é um instrumento de planejamento participativo onde se admite de forma explícita a responsabilidade dos governos em impulsionar programas e projetos ambientais através de políticas que visam à justiça social e a preservação do meio ambiente. Entretanto, a Agenda pode (e deve) ser implementada tanto pelos governos quanto pela sociedade, concretizando o lema da ECO92: “pensar globalmente, agir localmente”. Partindo desse pressuposto uma agenda 21 pessoal deve servir para melhorar a qualidade de vida dos envolvidos e ao mesmo tempo da sociedade a sua volta, pois com pequenos atos de cidadania e sustentabilidade conseguimos influenciar as pessoas a nossa volta, ainda ajudamos mesmo de maneira pequena o grande problema que enfrentamos hoje em dia, a falta de respeito ao meio ambiente e ao próximo. Sendo assim minha Agenda 21 pessoal será para trazer melhorias dentro da minha casa, para os meus familiares e para a minha vizinhança.
Desenvolvimento
Minha Agenda 21 pessoal será idealizada a fim de trazer melhorias, para minha casa, familiares e vizinhos. E para que as ações aconteçam precisarei da ajuda dos mesmos. Começaremos então com uma ação que já é adotada pela minha família que é a redução do banho, reuzo da água do banho ou da chuva para descarga e limpeza, economizar energia elétrica, gerar menos lixo, plantar árvores, ultilizar bicicleta o que diminui a poluição e ainda ajuda na saúde física, separar o lixo mais adequadamente em casa, me informar sobre como é realizada a coleta na minha cidade e divulgar, reciclar os materiais e se possível reutilizá-los, procurar informação sobre sustentabilidade na cidade na qual eu vivo, promover o ensino da cultura sustentável entre familiares, amigos e vizinhos, usar móveis verdes, móveis construídos com madeira reciclada ou em madeira maciça oriunda de reflorestamentos ou com extração certificada e garantia de origem. Todas essas ações trarão grandes benefícios para o meio ambiente e para as pessoas que as praticam.
Considerações finais
São coisas simples e fáceis que qualquer pessoa pode fazer. Gestos que proporcionam as famílias uma enorme economia e possibilitam ao planeta um tempo precioso para que se recupere dos danos que nós mesmos provocamos. Deste modo, todos podemos colaborar para a preservação dos recursos do planeta e, consequentemente, do nosso próprio futuro. Com pequenas ações podemos fazer grandes diferenças no mundo, se todos nós nos concientizarmos quem sabe a terra volta a respirar novamente.
...