Resumo Demostrações Contabéis
Por: palomarios • 25/5/2015 • Relatório de pesquisa • 330 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
As Demonstrações Contábeis
As demonstrações Contábeis são relatórios elaborados com base nos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade, assim, a forma de estruturação das demonstrações contábeis é de grande importância para que a informação contábil seja transmitida adequadamente. As demonstrações contábeis constituem-se em elemento fundamental para o conhecimento da real estrutura econômico-financeira das empresas.
As demonstrações são nada mais que o Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Valor Adicionado.
O Balanço Patrimonial é um demonstrativo que traz importantes informações sobre a estrutura contábil. Ela é destinada a evidenciar qualitativa e quantitativamente, numa determinada data a posição patrimonial e financeira da entidade.
A Demonstração do Resultado do Exercício é uma peça contábil que apresenta a gestão econômica e financeira de uma empresa. Esse demonstrativo visa a fornecer, de maneira esquematizada, os resultados (lucro ou prejuízo) auferidos pela empresa em determinado exercício social.
A Demonstração dos Fluxos de Caixa mostra as entradas e as saídas monetárias, base de informação para o trabalho dos administradores financeiros, evidenciando as origens e as aplicações do dinheiro captado pela microempresa. Apesar de todas as demonstração financeiras serem importantes, devemos dar atenção especial à compreensão do fluxos de caixa, porque um negócio pode ser lucrativo, mas falhar totalmente na geração de fluxos de caixa positivos.
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido é aquela destinada a evidenciar as mudanças, em natureza e valor, havidas no patrimônio líquido da entidade, num determinado período de tempo. Ele é um demonstrativo contábil mais abrangente que a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados.
A Demonstração do Valor Adicionado é contabilmente calculado por meio da diferença entre as receitas de vendas e os bens e serviços adquiridos de terceiros. A demonstração do valor adicionado tem por objetivo evidenciar o cálculo do valor adicionado e demonstrar como este é distribuído entre os diferentes segmentos da sociedade que contribuíram para sua obtenção – governo, financiadores, trabalhadores e proprietários.
...