Resumo – EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO
Por: Emileide Lima • 19/1/2020 • Resenha • 454 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROFESSOR: THIAGO DO AMARAL FERREIRA
ALUNO: EMILEIDE FEITOSA DE LIMA
Resumo 01 – EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO
Fábio Appolinário apresenta no primeiro capítulo “Ciência: Uma Visão Geral” do livro “Metodologia da Ciência: Filosofia e Prática da Pesquisa”, uma visão geral das formas de conhecimento como uma primeira aproximação de conceito de ciência e método científico.
No começo do capítulo ele usa como exemplo um procedimento científico para saber qual seria a melhor calça jeans do Brasil, nos mostrando como funciona um método científico e como não teríamos condições para usar um processo científico para qualquer coisa da vida, que para muitas decisões e resolver problemas do dia a dia seria melhor usamos o senso comum. Ele faz uma primeira comparação entre conhecimento obtido por senso comum e por processos científicos. Ele apresenta o conhecimento obtido do senso comum, sendo como assistemático, desorganizado, ametódico e subjetivo. E o conhecimento por processos científico como sistemático, organizado, metódico, objetivo e impessoal. Ele cita que ambas formas de conhecimento não são superiores uma a outra, que as duas são complementares.
No decorrer do capítulo ainda é nos apresentando outras formas de conhecimentos, que são eles: o conhecimento religioso, conhecimento artístico, conhecimento filosófico. O autor cita como elas estão presentes nos dias atuais e que elas são expressadas de acordo como escolhemos ver alguma situação. Ele ainda faz uma comparação entre as formas de conhecimento nos mostrando como elas se diferem umas da outras e como se assemelham.
No segundo capítulo “Evolução das Ideias Científicas: Dos Gregos ao Positivismo”, o autor nos apresenta uma breve cronologia acerca da ciência, mostrando uma visão geral de alguns principais autores desde a Antiguidade Clássica até a Contemporaneidade, que contribuíram para o surgimento do pensamento científico.
O autor ainda apresenta os dois pilares fundamentais: o racionalismo e o empirismo. No primeiro pilar fundamental racionalismo ele cita os principais pensadores: Tales de Mileto, Pitágoras, Platão, Aristóteles e Descartes. No segundo pilar fundamental empirismo ele cita: Demócrito, Epicuro e Francis Bacon como os principais pensadores.
Após o autor nos apresentar os dois pilares fundamentais, ele nos apresenta o primeiro cientista moderno, que fundiu os dois pilares fundamentais, que foi Galileu Galilei. Galileu Galilei foi o pioneiro em separar claramente ciência, filosofia e religião.
Por fim, o autor faz menção ao Positivismo com o principal pensador Auguste Comte. Auguste Comte desenvolveu um sistema de ideia no qual não tinha só ciência, mas também a religião e filosofia. O positivismo de Comte poderia ser resumido na busca por uma ordem definitiva e eterna.
REFERÊNCIAS
APPOLINÁRIO, Fábio. Metodologia da Ciência: Filosofia e Prática da Pesquisa. 2.ed. São Paulo: Cengace Learning, 2011. 240 p.
...