Resumo - Existencialismo de Satre ( Filosofia aplicada a Administração )
Por: Brenda Larissa • 1/9/2016 • Resenha • 318 Palavras (2 Páginas) • 556 Visualizações
O existencialismo de Sartre procura explicar os aspectos da experiência humana, baseando-se principalmente na fenomenologia de Husserl e em “ser e tempo” de Heidegger, para o existêncialismo o mundo é povoado de seres entendidos como qualquer objeto existente no mundo e que tem uma essência definida e coloca sobre o homem toda a responsabilidade por suas ações.
O existencialismo de sartre apresentou duas fases, na primeira ele trata a condição humana como ontologia ja na segunda prefere usar o termo antropológica, essa ultima fase seu pensamento é que mais se aproximou com o do marxismo, apresentando posições próximas ao pensamento de Marx, porém ela matém uma autonomia muito grande ao individuo, sem dúvida a situação concreta do indivíduo são importantes mas as questões relacionadas a classe social também.
O problema da liberdade e da determinação das ações humanas pode ser analisado a partir da teoria marxista da alienação. Marx parte do conceito de natureza humana para desenvolver sua teoria da alienação. Trata-se de descobrir o que é a “essência humana”. O ser humano precisa, para garantir sua sobrevivência, satisfazer algumas necessidades: comer, beber, dormir, amar, etc. Uma vez satisfeitas estas necessidades, o instrumento e a forma de satisfazê-las tornam-se, elas mesmas, necessidades
Os dois maiores problemas em relação ao pensamento de Sartre é sua rejeição a existência do inconsciente e sua concepção de indivíduo. A rejeição sartreana do inconsiente, que, embora faça parte do pensamento marxista apenas superficialmente ela é de extrema importância para a compreenção da sociedade, deve se ao fato de que esta concepção poderia limitar a liberdade humana, já que o inconsciente se constitui como o local dos desejos reprimidos. Ao negar o inconsciente e a ideia de natureza humana Sarte, cria, indiretamente, uma nova concepção de natureza humana, de acordo com ele “O homem esta condenado a ser livre”, revelando uma concepção da liberdade como parte da essência humana.
...