Resumo Informativo - O Que é Ciência
Por: Alexandre Jose • 27/7/2016 • Trabalho acadêmico • 673 Palavras (3 Páginas) • 1.146 Visualizações
RESUMO
Referência Bibliográfica: LUNGARZO, C. O que é ciência. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos)
Todos nós conhecemos certos fatos, mesmo sem sermos cientistas. Esses conhecimentos avulsos são típicos do senso comum. O conhecimento científico, ao contrário do senso comum, é composto por explicações mais detalhadas, que sejam baseadas em conhecimentos mais exatos. O senso comum, que é composto por um conjunto de conhecimentos avulsos, usualmente procura em suas explicações dados imediatos, enquanto o conhecimento cientifico procura justificações claras e exatas, que são submetidas a uma série de testes e análises, para assim alcançar informações que sejam verdadeiras e justificáveis.
A princípio existe dois tipos de ciências, as naturais e as humanas. As ciências naturais estudam os fatos da natureza, como a física, a química, a biologia, a geografia, entre outras. Já as ciências humanas analisam os acontecimentos referentes ao homem, são exemplos desta ciência a história, a antropologia, a psicologia, a economia etc. Inicialmente todos perguntam onde que a matemática fica nesta divisão das ciências humanas e naturais? Afinal a matemática é ou não ciência? Segundo Carlos Lungarzo, em seu livro O que é ciência: “A matemática é crítica, é metódica e é sistemática. É seriamente estudada nos grandes centros de pesquisa, e seria impossível desenvolver a maior parte das ciências sem seu apoio. Tudo indica que ela deve ser considerada ciência.” (p. 20). Isso foi o motivo da divisão existente no conjunto das ciências: ciências abstratas (matemática e lógica) e factuais (naturais e humanas).
Um velho ditado popular diz que “a ciência procura a verdade”, mas na verdade o que a ciência faz é organizar essas verdade em conjuntos de afirmações relacionadas. Uma das caracterizas da ciência é a existência do método científico, que permite organizar, comparar seus enunciados, e testar suas verdades. A atividade científica esta dividida em duas áreas: a área da descoberta, onde o cientista obtém ou “descobre” seus resultados, e a área de justificação, na qual o cientista justifica o que foi descoberto na anterior.
A teoria científica é o conjunto organizado de conhecimentos. Elas podem ser consideradas como conjunto de leis científicas, ou seja, teorias são os sistemas de leis mais ou menos “grandes” que possam explicar os fenômenos científicos. Tanto as teorias, como as leis, devem ser testadas. Se as leis forem testadas sabemos que, pelo menos temporariamente, elas são verdadeiras, Porém ao juntar várias leis, pode ocorrer um “choque” entre elas, por isso deve-se fazer um exame geral das teorias. As teorias devem ser explicadas, por isso existe várias classes de explicações, as mais comuns são: as explicações causais, ou seja, explicam certos fatos, considerando-os como efeitos de certas causas, as explicações finalistas explicam certos fatos, considerando que eles constituem a finalidade de certas espécies biológicas.
Existem certas atividades fundamentais na cultura humana, que não tem um grande realce no conhecimento. E o caso da arte, que é uma atividade que consiste em realizar certas concepções de nossa imaginação. E do esporte, que embora precise de conhecimentos técnicos a respeito da
...