Resumo Worldcom
Por: felipechaves13 • 14/6/2016 • Resenha • 362 Palavras (2 Páginas) • 4.659 Visualizações
Estudo de Caso : Fraude Contábil na WorldCom
TÍTULO: Fichamento WolrdCom
REFERÊNCIA: KAPLAN. Robert, KIRON David. Fraude Contábil na WorldCom.
Havard Business School, 2007 – Rev. 14 de Setembro, 110 – P02.
O estudo de caso da WorldCom Group relata o ágil crescimento da empresa no ramo de telecomunicações tendo em vista agregações de empresas menores e a evolução da indústria de telecomunicações na década de 90. No artigo percebemos que a empresa era totalmente fragmentada e que cada departamento tinha um estilo de gerência, o CEO Ebbers era egoísta, centralizador e julgava itens importantes como a elaboração do código de conduta como perda de tempo.
Devido à fragmentação dos departamentos a empresa era carente de controles internos em contabilidade, jurídico e governança coorporativa itens fundamentais para o gerenciamento da empresa e operações. Através destes controles é que a empresa elabora estratégias, acompanha metas, estabelece e monitora objetivos. Neste ponto vale ressaltar a importância dos controles internos, de um conselho de administração participativo e bem estruturado, de uma liderança eficaz, de organização, participação dos colaboradores nos assuntos, pois conhecem as dificuldades e pontos de melhoria na operação da empresa.
Em resumo no artigo consta que através da auditoria interna, de grande importância, foram identificados na WorldCom gastos injustificados pela diretoria, capital impróprio, falta de gestão, ausência de liderança, pouco envolvimento dos colaboradores e o pior fraudes.
A empresa fracassou e suas ações passaram a valer praticamente zero. Faltaram controles internos, governança corporativa, ética, responsabilidade, gestores comprometidos e uma diretoria sem interesses pessoais. A empresa poderia ter alcançado o sucesso, mas, pela sequência de erros e falhas fracassou.
...