Resumo analise das demonstrações financeiras
Por: diandrapaiva • 15/4/2015 • Resenha • 1.106 Palavras (5 Páginas) • 1.924 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA UNIDERP MATRIZ
ADMINISTRAÇÃO N41
DIANDRA CAMILA PAIVA SERROU RA 5471127075
LAURA TRINDADE DE ABREU RA 3955874546
RESUMO DOS CAPÍTULOS
1, 2 E 3 DO PLT 723
CAMPO GRANDE – MS
2015
- Introdução à Analise e Estrutura das Demonstrações Financeiras
O surgimento foi no ano de 4.000 a.C., na necessidade de controlar bens e inventários. Com o crescimento das civilizações, os controles patrimoniais também acompanharam esse desenvolvimento, sendo essa evolução até os dias de hoje.
A principal finalidade da contabilidade é informar o valor do patrimônio das entidades, é um controle gerencial da empresa, onde os fatos econômicos são registrados.
- Peças contábeis
Balanço Patrimonial - demonstra os bens, direitos e obrigações da empresa.
Demonstrações de Resultados do Exercício (DRE) – demonstra se no período houve lucro ou prejuízo no exercício.
Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) – evidencia a origem dos recursos da companhia e suas aplicações.
Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido – apresenta as modificações do patrimônio liquido no exercício.
Demonstrativo de Fluxo de caixa (DFC) – são quase as mesmas funções do DOAR, explicado e detalhado.
Demonstração do Valor Adicionado ou Agregado – mostra o valor das riquezas conquistadas pela empresa durante seu processo produtivo.
Notas Explicativas: explicação dos métodos usados para contabilização.
Relatório da Diretoria – direciona a empresa sobre sua gestão futura.
Balanço Social (facultativo) – mostra a preocupação da empresa com a sociedade e o meio ambiente.
- Importância da Análise das Demonstrações Contábeis
É onde demonstra a saúde econômica, financeira e patrimonial da empresa. Transforma dados das peças contábeis em valores relativos, facilitando o comparativo com outras empresas ou mesmo com o mercado. Importante na tomada de decisão gerencial.
- Estrutura do balanço patrimonial e da Demonstração de Resultado
A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma das demonstrações contábeis mais importantes, pois pela sua análise se consegue evidenciar todos os componentes que provocam alterações no patrimônio da empresa.
O balanço patrimonial é divido em grandes grupos de contas, as quais são agregados em Ativo e Passivo, representando uma fotografia da posição econômica e financeira de uma empresa em determinado momento.
Evidencia de forma clara as origens e aplicações de recursos obtidos pela empresa, os recursos são originários do Passivo e do Patrimônio Líquido, sobretudo quando atribuídos os recursos de terceiros a curto prazo e a longo prazo. As aplicações dos recursos são distribuídas no Ativo, tanto no circulante quanto no permanente, sendo este último normalmente oriundo dos recursos obtidos em longo prazo.
A demonstração do balanço patrimonial deve ser estruturada de acordo com os preceitos da Lei n• 6.404/76 e segundo os princípios fundamentais de contabilidade e as normas brasileiras de contabilidade, dividindo o balanço patrimonial em três grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
Dentro do Balanço Patrimonial, o grupo de contas do ativo apresenta todos os bens e direitos mensuráveis monetariamente pertencentes a uma entidade. São caracterizados por agrupar os investimentos feitos na empresa pelos proprietários e de terceiros. É dividido em dois grupos: Ativo Circulante e Ativo não circulante.
O ativo circulante representa os grupos de contas que possuem o maior grau liquidez de todo o Ativo. O ativo não circulante tem por finalidade evidenciar os grupos de contas que representam todos os bens e direitos da permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade ou adquiridos para este fim.
Os grupos que compõe o passivo representam as obrigações assumidas por terceiros (fornecedores, salários, duplicatas a pagar). É dividido em dois grupos: passivo circulante e passivo não circulante.
No passivo circulante são classificadas as obrigações que a empresa tem com terceiros vencíveis em curto prazo, ou seja, dentro do exercício financeiro da empresa. No grupo do passivo não circulante são classificadas as obrigações com terceiros que deverão ser liquidadas após o exercício financeiro, ou seja, são exigibilidades com vencimento acima de 360 dias após o balanço patrimonial ser elaborado.
O patrimônio líquido representa os valores contábeis que os sócios acionistas possuem na empresa em um determinado momento. O valor contábil que representa o patrimônio líquido é obtido pela diferença entre os valores do Ativo e do Passivo. São parte integrante do patrimônio líquido as seguintes contas: capital social, reservas de reavaliação, ajustes da avaliação patrimonial, reservas estatuárias, de lucros, ações tesouraria, prejuízos acumulados.
...