Resumo do Livro: Quem Mexeu no Meu Queijo
Por: JOSEDALVA FARIAS DOS SANTOS • 18/10/2023 • Trabalho acadêmico • 790 Palavras (4 Páginas) • 257 Visualizações
Resumo sobre o livro: Quem mexeu no meu queijo
JOSEDALVA FARIAS DOS SANTOS[1]
WILSON RODRIGUES ROCHA[2]
O referido resumo utiliza o texto básico do livro: “Spencer Johson. Quem mexeu no meu Queijo? 1a ed. tradução de Maria Clara de Biase (tradução) 4a tiragem – Rio de Janeiro: Record, 2000.
O livro “Quem Mexeu no Meu Queijo”, escrito por Spencer Johnson, publicado em 1998, é um livro de destaque, pois é muito utilizado na literatura. O livro narra de forma lúdica a história dos personagens: Hem e Haw,( duendes)e Sniff e Scurry, ( ratinhos) e traz um aprendizado do quanto é importante nos adaptarmos às mudanças da vida para alcançarmos nossos objetivos e nos desenvolvermos.
A referida publicação traz uma linguagem clara e objetiva e narra a história desses quatro personagens, ambos tem o mesmo objetivo , ou seja, querem a mesma coisa que é encontrar o queijo dentro de um labirinto. Percebe-se que o autor tenta nos demonstrar que o queijo representa os nossos sonhos, enquanto o labirinto é o lugar onde se busca a sua realização. Na história, tudo parece muito simples, mas muitas mudanças ocorrem e é essa reação provocada pelos personagens.
Diariamente, Hem, Haw, Sniff e Scurry saem de suas casas e vão em direção ao labirinto a procura do queijo. Eles andam em duplas e cada um tem, uma tática diferente para alcançar o objetivo esperados. Os ratos, por possuírem um cérebro mais simples, utilizam o método da tentativa e do erro. Já os duendes, devido suas habilidades de raciocínio avançadas, usavam métodos mais sofisticados.
Os duendes pelo fato de pensarem demais , se deixavam levar por crenças limitantes, que atrapalhavam seu julgamento e comprometiam o desempenho. Já os ratos, não possuiam esse tipo de problema, pois pensavam de maneira simples e objetiva.
Um dia, todos se encontraram queijo em determinada região do labirinto e se acostumaram a ir até lá todos os dias para comer. Os ratos, mantinham-se em alerta, enquanto os duendes entraram na zona de conforto, acreditaram que o queijo encontrado era um direito adquirido e que não precisavam se esforçar para continuar desfrutando dele.
Quando o queijo acabou, os ratos partiram em busca de novos espaços do labirinto, pois tinham ciência, de que isso poderia acontecer a qualquer momento, já os duendes , ficaram revoltados, afinal, não achavam justo que o queijo que eles se esforçaram tanto para encontrar simplesmente acabasse. A partir daí, cada personagem começa a demonstrar ainda mais o seu perfil, gerando cada vez mais identificação com o leitor. A leitura do livro nos deixa diversas lições:
O autor se utiliza de metáforas para ensinar lições que poderão ser aplicada em nosso vidada poderosas que podem ser aplicadas tanto na vida pessoal quanto profissional
A mudança é algo que está presente em nossas vidas e sempre irá sempre acontecer, pois ela faz parte de nossas vidas. Quando encontrarmos o queijo, ou alcançar um objetivo, nunca devemos nos conformar e achar que temos direito adquirido .Portanto , esteja preparado e saiba abraçar o novo .Os duendes começaram a desfrutar de todo queijo, acreditando que ele não iria acabar. Ao perceberem que o queijo tinha acabado, os duendes se revoltaram e não queriam se conformar com o acontecimento. Isso nos mostra que para nos adaptarmos a novas mudanças , as novas realidades devemos deixar as perdas no passado e buscarmos novos sonhos, novas conquistas.
...