Resumo estarbuks
Por: jessyca93 • 1/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 454 Palavras (2 Páginas) • 123 Visualizações
Atualmente vivenciando um ambiente dinâmico, torna-se cada vez mais complexo combater a saturação do mercado e a possibilidade de redução no crescimento das vendas por lojas inseridas no mercado tendem a ser o maior desafio.
Tratando-se de redes de cafeterias, por exemplo, que possuem um produto comum como o café, é necessário desenvolver estratégias para que estes problemas não afetem sua estabilidade no mercado.
Oferecer café e outros derivados é simples, mas fazer de uma maneira que agrade cada público é um desafio, por isso, o ponto em questão não denota somente “do que” servir, mas também “de como” servir e “para quem” servir.
Analisando a rede Starbucks, que é uma das redes de cafeterias mais renomadas no mundo, ícone em relação à expansão de mercado, é necessário desenvolver estratégias que venham oferecer um atendimento diferenciado aos seus consumidores. Dentro do estudo que fizemos sobre a rede, é notório que existe planejamento estratégico por parte da Starbucks.
Um primeiro passo para não sofrer com a saturação é a busca por locais que sejam adeptos do hábito de tomar café. É óbvio que exista concorrência de outras marcas, mas um dos métodos mais assertivos para enfrentar a concorrência é aplicar a regra da Pirâmide Invertida, onde o cliente está no topo e é um dos pontos mais importantes. Outra coisa é a valorização do colaborador, o que também é de suma importância para combater estes problemas, criar uma equipe com foco na “excelência”.
Um colaborador satisfeito terá mais prazer em servir e fazer com que o cliente sinta vontade de retornar, a qualidade no atendimento deve ser prezada, assim como a qualidade no produto.
Analisar a concorrência, é necessário conhecer as empresas que estão atuando, descobrir os pontos fortes e fracos, apontar as lacunas que deixam a desejar em cada uma delas e fazer com que sua marca as supere.
À cada expansão além de estudar a concorrência, um dos pontos cruciais é manter um cardápio adaptado para cada região ao qual se insere, por mais que o café seja o “carro chefe” da marca, alguns clientes buscam outros produtos que os satisfaçam, pois nem todos são apreciadores de café. A inserção do cardápio adaptado é uma forma de demonstrar ao cliente, o cuidado que a Starbucks teve em estudar cada detalhe para melhor atendê-lo.
O planejamento, a organização e o controle e acompanhamento de resultados, quando desenvolvidos de maneira correta, só trazem benefícios. Monitorar os resultados a cada etapa do processo, consiste em apuração de falhas de forma precisa, podendo assim acertar os detalhes para soluções em curto prazo.
Estes pontos fazem do ponto um lugar convidativo, o zelo e o cuidado com o cliente, garante a satisfação, e outras ferramentas de marketing e até mesmo o famoso marketing “boca a boca”.
...