Resumo para o i wep
Por: Rafael Casotti • 17/10/2015 • Artigo • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 199 Visualizações
UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT PARA ANÁLISE ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM TRÊS LOJAS DE AÇAÍ NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES
Temática do Trabalho: Engenharia Organizacional (EO)
Christian Secchin Leite (1)
Graduando em Engenharia de Produção
Gustavo Castro(2)
Graduando em Engenharia de Produção
Lucas Alexandre Franklin Toé (3)
Graduando em Engenharia de Produção
Maurilio Bissaro(4)
Graduando em Engenharia de Produção
Rodrigo Randow de Freitas(5)
Doutor em Aquicultura
Endereço(1)(2)(3)(4)(5): Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710. E-mail: (1) christians.s@hotmail.com (2) Gustavo.raujo@hotmail.com (3) danielfranklin02@hotmail.com (4) mauriliobissaro@hotmail.com (5) digorandow@gmail.com
PALAVRAS-CHAVE: Análise SWOT, ferramenta estratégica, demanda, estratégia organizacional.
Introdução: O açaí é um alimento rico em proteínas, fibras e lipídios, sendo de grande importância na dieta da população das regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde se encontra naturalmente o Açaizeiro. Atualmente é cultivado não apenas nas regiões nortistas, mas em todo o Brasil, sendo consumido de diversas formas como sucos, doces, sorvetes e geleias (Ribeiro, 2015). Como esse mercado está cada vez maior, há necessidade de buscar uma estratégia organizacional bem traçada para enfrentar as dificuldades do ambiente interno e externo dos negócios.
Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento da situação atual das empresas do ramo de açaí da cidade de São Mateus no estado do Espirito Santo, analisando suas forças e fraquezas, bem como oportunidades de melhorias e ameaças no mercado.
Material & Métodos: O método de pesquisa foi desenvolvido a partir de uma coleta de dados dos três principais estabelecimentos de comercialização de açaí na cidade de São Mateus, ES. Onde a coleta de dados ocorreu por meio de visitas nos estabelecimentos, com entrevistas diretas, utilizando questionário elaborado, com o responsável pelo local. Tudo registrado através de anotações e observações e depois agrupadas de forma sistemática para propiciar futuras comparações e a fim de obter descrição formal sobre das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Todas as três empresas pesquisadas não estão localizados nos mesmos bairros da cidade e são franquias, isto para que houvesse um nível de equiparação das empresas estudadas, com intuito de que os resultados pudessem ser comparados de forma mais eficaz. O estudo foi desenvolvido em uma empresa de pequeno porte localizada na cidade de São Mateus, estado do Espírito Santo, Brasil. Onde as visitas ocorreram no período de setembro a outubro de 2015.
Posteriormente aplicou-se a matriz SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats), com o intuito de melhor visualização dos resultados obtidos e observar realmente a realidade das empresas estudadas (Chiavenato & Sapiro, 2003).
Resultados & Discussão: Pode-se observar claramente que as forças mais visíveis que as empresas possuem são: terem um ano comercial de venda bem regular com picos de no período de férias escolares (dezembro a março). Outro fator de força é que a safra do açaí, que produz bastante, é quase que constante o ano inteiro. Isto faz com que os fornecedores não alterem bruscamente seus preços e garante aos compradores segurança para poder manter seu estoque baixo, sendo controlado apenas pela demanda. Fato que demonstra força, pois baixos estoques e alto giro desse produto, consequentemente tem menor perda da qualidade.
Como fraqueza, observou-se que o fator dependência do sucesso da Safra é a principal entre essas três empresas, pois a qualidade do produto que será vendido e o preço que será comprado dos fornecedores dependem muito do sucesso da safra. Outros fatores como: dias frios e chuvosos (que derrubam as vendas), desperdícios diários e manter a qualidade do açaí elevada após dias congelados, são fraquezas presentes nas três empresas.
Como oportunidades, destaca-se o fato que poderiam ter uma maior flexibilidade de produtos para atender a demanda em dias chuvosos e frios (como bebidas quentes e sanduíches), entregas em domicilio e fechar parcerias com outras empresas da cidade, com intuito de aumentar sua divulgação explorando potenciais clientes.
...