Rh, tipos de seleção
Por: amanda_sbrito • 30/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 457 Palavras (2 Páginas) • 255 Visualizações
MODELOS DE SELEÇÃO:
COMPETENCIA:
SLIDE: As perguntas podem sem direcionados tanto para o passado, quanto para o futuro, ou até mesmo em situações já vivenciadas, como o candidato reagiu e se mudaria sua atitude.
É uma entrevista mais demorada e burocrática.
Por exemplo: Num conflito de equipe, que ideias ela tem para resolver aquela situação.
Existem entrevistas em que a pessoa fala de situações que já foram vivenciadas. Uma decisão que tomou no passado. Como se sentiu e quais suas reações. E oferecemos a oportunidade de dizer o que ela mudaria.
Não são feitas perguntas tradicionais como: fale sobre você, quais seus pontos negativos e positivos.
A grande maioria fazem muitas dinâmicas em grupos, as vezes 3 ou 4 por dia. Sendo assim uma entrevista mais demorada e burocrática.
CLASSICA:
É um tipo de avaliação mais superficial, mais simples, e menos critica. À fim de avaliar as qualificações e a desenvoltura dos candidatos em determinadas situações controladas. São feitas perguntas mais simples, comuns, e esperadas.
MODELO DE COLOCAÇÃO:
Apenas um candidato, e apenas uma vaga. Sendo assim o candidato deve ser admitido sem sofrer qualquer rejeição.
Há um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato. Este modelo não inclui a alternativa de rejeitar o candidato. O candidato apresentado deve ser admitido sem sofrer qualquer rejeição.
MODELO DE CLASSIFICAÇÃO:
Várias vagas e vários candidatos. Sendo aprovados são admitidos, sendo reprovados, eles tem oportunidade de se encaixar em outra vaga, até todas serem preenchidas.
Existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato. Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que se pretende preencher. Se aprovado, é admitido. Se rejeitado, passa a ser comparado com os requisitos exigidos por outros cargos que se pretende preencher, até se esgotarem os cargos vagos e alternativas restantes.
A IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERISTICAS DE PESSOAS
As características individuais estão relacionadas com quatro aspectos principais: Execução da tarefa, interdependência com outras tarefas, interdependência com outras pessoas, a interdependências com a organização ou com a unidade.
EXECUÇÃO DA TAREFA: Exige certas características ou aptidões, exemplo atenção concentrada, aptidões para detalhes, visão ampla e abrangente do ambiente de trabalho, aptidão com números, facilidade de se apresentar em publico, facilidade de lidar com ritmos e sons.
INTERDEPENDENCIA COM OUTRAS TAREFAS: A tarefa executada sempre depende de outras áreas para seu inicio ou fim. Exigem então certas características como: atenção abrangente, resistência a frustações, facilidade de lidar com conflitos e diferenças.
INTERDEPENDECIA COM PESSOAS: Muito próximo ao aspecto anterior, mas em contato com pessoas na execução de tarefas. Que exigem características como: colaborativo, cooperativo, facilidade de trabalhar em equipes, iniciativa, liderança, facilidade de expressão, comunicação e grupo.
...