SEGURANÇA DO TRABALHO: COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO A ACIDENTES
Por: Natacha Felix • 12/3/2016 • Projeto de pesquisa • 2.540 Palavras (11 Páginas) • 307 Visualizações
CNEC – CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE
FACIG – FACULDADE CENECISTA DA ILHA DO GOVERNADOR
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA
Natacha Felix do Nascimento Silva
SEGURANÇA DO TRABALHO:
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO A ACIDENTES
Rio de Janeiro – RJ – Brasil
2011
FACIG – FACULDADE CENECISTA DA ILHA DO GOVERNADOR
CURSO ADMINISTRAÇÃO
Natacha Felix do Nascimento Silva
SEGURANÇA DO TRABALHO:
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO A ACIDENTES
[pic 1]
Orientadora:
Professora Tiana Andreza
Rio de Janeiro – RJ – Brasil
2011
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO _____________________________________________________ 04
1.1 – OBJETIVOS ______________________________________________________ 04
2 – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS________________________________________
2.1 – CIPA ____________________________________________________________
2.2 – RISCOS AMBIENTAIS _____________________________________________
2.3 - ACIDENTES DE TRABALHO ________________________________________
2.4 - ESTATISTICA DE ACIDENTES DE TRABALHO ________________________
3 – METODOLOGIA ___________________________________________________
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS___________________________________________
5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS______________________________________ 05
1 – INTRODUÇÃO
Este projeto foi elaborado para melhor entendimento sobre a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), que tem como finalidade promover ações de controle e prevenção de acidentes e doenças atribuídas ao trabalho. Reconhecendo e avaliando os riscos, buscando formas de motivar os funcionários, também identificar os riscos do processo de trabalho, aspectos que afetam a saúde e segurança de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. O tema foi escolhido por que nos últimos três anos o número de óbitos vítimas de acidentes de trabalho vem diminuindo e muitas empresas promovem atividades para conscientizar, educar e orientar seus funcionários visando a prevenção de acidentes de trabalho.
A valorização do trabalhador deu-se há seis décadas, quando Getúlio Vargas outorgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) após a recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Sendo que mais tarde, na década de 1970 foi criada a Portaria nº 3.237, de 27 de junho de 1972, que tratou da obrigação e existência de Serviços de Medicina do Trabalho e de Engenharia de Segurança do Trabalho em todas as empresas com um ou mais trabalhadores. Mais tarde, no ano de 1978 é promulgado a Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, que aprovou as Normas Regulamentadoras (NR’s). Hoje, tornou-se forte aliada dos trabalhadores e da empresa na prevenção dos acidentes do trabalho.
Os acidentes do trabalho são causados por três motivos – atos ou condições inseguras e fator pessoal de insegurança, quando ocorrem, as suas conseqüências são sentidas tanto pelos próprios trabalhadores que se incapacitam, temporariamente ou permanente para a atividade, quanto pelas organizações que perdem a sua força de trabalho, assim como ser mal vista perante a sociedade. Por sua vez, a própria sociedade e o governo sentem os aspectos negativos de um acidente, pois, estes perdem com a elevação do número de inválidos e dependentes da previdência social.
Algumas organizações ainda não se deram conta do grande valor da Segurança do Trabalho, ou seja, da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no local de trabalho. Exercem suas atividades econômicas sem nenhum comprometimento com o seu maior capital – o trabalhador. Assim, este fato caracteriza-se por inúmeros prejuízos para a própria organização, quanto para o governo, a nação e o próprio trabalhador.
1.1 – OBJETIVOS
Este projeto tem como objetivo geral a realização de pesquisas bibliográficas e descritivas, sobre a CIPA de forma mais simples e clara através da NR - 5.
Para isto, destacam-se os seguintes objetivos específicos:
- Levantar, junto à bibliografia conceito e atribuições da CIPA;
- Mapear os riscos ambientais para que possa coletar informações;
- Analisar o conceito, causas e classificação do acidentes de trabalho;
- Expor as estatísticas dos acidentes do trabalho nos últimos três anos.
As pessoas precisam estar motivadas no seu ambiente de trabalho isso influencia na sua produtividade e qualidade de vida. A segurança do trabalho vem se tornando cada vez mais uma preocupação para as empresas, devido à ligação que existe entre condições adequadas de trabalho, o desempenho das pessoas e conseqüente contribuição para a responsabilidade social da organização.
Justifica-se, por razão de levantamentos de dados estatísticos da quantidade de acidentes do trabalho nas organizações na região Sudeste nos últimos três anos, segundo a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV). Gerando perdas tanto para o âmbito governamental, empresarial, familiar e social, torna-se extraordinariamente relevante estas organizações valorizar o seu maior patrimônio – capital humano. Para que este fato seja concretizado, é indispensável o emprego da Segurança do Trabalho, aplicando-se de maneira eficiente e eficaz o emprego das NR´s que previnem os acidentes do trabalho.
2 – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
2.1 – CIPA
CIPA tem como objetivo primordial a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Segundo a NR-5, em seu item 5.2, que trata da constituição, relata que:
Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e manté-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficientes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados. (CAMPOS, 2011, p.259)
...