SENSO COMUM NA ADMINISTRAÇÃO
Por: MARCOVALERIO • 13/9/2015 • Trabalho acadêmico • 801 Palavras (4 Páginas) • 1.610 Visualizações
FIJ - FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ
Prova de Metodologia Científica - Data 28/04/2015.
Aluno: Marco Valério Mantuano Souza // Matrícula: 130030
Professora: Marcia Groppa // Turma: 2350
1- Senso comum é aquilo que aprendemos em nosso dia a dia e que não precisamos aprofundar para obter explicações, o senso comum é um ato de agir e pensar que tem origens culturais e sociais, um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum, é aquele que se constrói na tentativa e no erro. Outro tipo de senso comum é a tradição, que quando instalada, passa de geração para geração. No senso comum, não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações, o senso comum é o que as pessoas comuns usam no seu cotidiano, o que é "natural".
Desta forma, o "senso comum" é o tipo de conhecimento que busca dar informações ao homem para não deixá-lo cometer os erros do passado. Por força da experiência, o homem pode exercer virtudes, como a prudência e a paciência, e aprender a não se deixar levar por aventuras emocionais, que o empurram para a irracionalidade, bem como não se deixar levar por devaneios de progresso a qualquer custo. Como disse o pintor espanhol Goya, “O sonho da razão produz monstros”. www.mundoeducacao.com (acesso em 25 de abril de 2015)
2- O melhor sentido da expressão “senso comum” nos leva a um tipo de experiência que é exclusivamente humana, isto é, a experiência do sofrimento ou a experiência tradicional. Um dos itens que tornam o homem diferente das outras criaturas é a sua possibilidade de poder refletir sobre o sofrimento, de saber que vai morrer, que pode sofrer catástrofes, doenças, etc. A experiência tradicional nos dá os elementos para a compreensão de nossa condição de seres humanos falíveis. As tragédias antigas (tão valorizadas por Aristóteles) já nos davam conta dessa experiência. A literatura moderna e contemporânea também o faz.
O conhecimento científico ao buscar explicações para o senso comum, acaba percebendo seus fundamentos e com embasamento teórico e científico, os problemas sucitados e resolvidos pelo senso comum passam a ter maior credibilidade, desda forma o conhecimento científico se desenvolve, aprimora e amplia suas pesquisas.
3- A Filosofia é considerada a mãe das ciências, porque ela estuda o pensamento humano e sem pensamento, reflexão, estudo, nenhuma outra ciência poderia ter existido, ela é o exercício da reflexão e criação de conceitos inerentes ao ser humano e à razão, é uma grande árvore e de seu tronco se originaram todas as ciências, daí o nome mãe das ciências.
4- A Pesquisa se torna Científica quando utilizada para solução de problemas por meio de processos científicos, descobrindo novas informações, ampliando e verificando o conhecimento já existente. Uma pesquisa científica possui várias fases específicas a escolha do Tema, a delimitação da pesquisa, a Formulação do problema e solução, uma justificativa dessa escolha, a coleta de dados, o trabalho requer uma estrutura, redação específica e apresentação, identificam a pesquisa científica.
5- Toda pesquisa decorre de um problema que é percebido ou sentido e a busca de soluções passa obrigatoriamente pela
...