SOCIOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO
Por: LORENALC • 29/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 502 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
Universidade Ceuma[pic 1]
2°Período de Administração EAD
Disciplina: Sociologia das Organizações
ATIVIDADE AVALIATIVA II – QUESTÕES DISCURSIVAS
- A Cultura expressa valores e crenças de um determinado grupo. Caracteriza-se por um conjunto multidimensional e complexo da vida em comum. Discorra sobre os aspectos da cultura e sociedade brasileira, tipo Nacional Brasileiro, segundo Hollanda (1989) e Da Matta (1997).
Autores como Da Matta e Hollanda explicaram o Brasil por meio da compreensão de elementos que influenciaram sua formação histórica e cultural.
Hollanda isolou os seguintes aspectos como componentes importantes para interpretar o tipo nacional brasileiro: culto da personalidade; dificuldade para o cooperativismo e para a coesão social; presença de traços decorrente de sua colonização por aventureiros; ausência de culto ao trabalho; cultura ornamental e cordialidade presentes como características marcantes.
Para DaMatta, o Brasil é uma sociedade sui generis, no sentido de que apresenta múltiplos eixos ideológicos, como a hierarquia e o individualismo, sem que sejam hegemônicos e competitivos, mas complementares. Nesse ambiente se desenrola o dilema brasileiro, ou seja, a tensão permanente entre as categorias de indivíduo e pessoa.
Como podemos perceber, a cultura brasileira é composta por uma diversidade cultural, consequência da aproximação que se desenvolveu desde os tempos de colonização entre colonizadores e colonizados e também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.
- As organizações estão inseridas em um espaço cultural e social. Discuta o conceito de Cultura Organizacional.
A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização.
Sendo assim, a cultura organizacional é o que determina a forma como os integrantes desta organização irão se comportar, o que é correto e quais são as metas que cada pessoa tem que alcançar para que todos possam convergir para o mesmo objetivo.
3) As organizações públicas têm como objetivo prestar serviços para a sociedade. Elas devem cumprir suas funções, buscando uma maior eficiência da máquina pública e um melhor atendimento para a sociedade. Entretanto, segundo Carbone (2000), existem alguns entraves que dificultam o funcionamento e as mudanças nas organizações públicas, tais como: burocratismo, autoritarismo, paternalismo. Descreva-os.
De acordo com Carbone as características da organização pública que dificultam a sua mudança são as seguintes:
Burocratismo – excessivo controle de procedimentos, gerando uma administração engessada, complicada e desfocada das necessidades do país e do contribuinte;
Autoritarismo/Centralização – excessiva verticalização da estrutura hierárquica e centralização do processo decisório;
Aversão aos empreendedores – ausência de comportamento empreendedor para modificar e se opor ao modelo de produção vigente;
Paternalismo – alto controle da movimentação de pessoal e da distribuição de empregos, cargos e comissões, dentro da lógica dos interesses políticos dominantes;
...