STAGE, BOM EM PROGRAMAS ESTRATÉGICOS - FSE
Projeto de pesquisa: STAGE, BOM EM PROGRAMAS ESTRATÉGICOS - FSE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcidri • 3/12/2014 • Projeto de pesquisa • 398 Palavras (2 Páginas) • 330 Visualizações
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PROGRAMAS ESTRATÉGICOS - ESF
INTRODUÇÃO
A estratégia da saúde da família (ESF) é uma reorganização da atenção básica no país, pelos órgãos responsáveis ela é tida como uma estratégia de expansão, qualificação e consolidação, pois a mesma amplia as diretrizes e fundamentos da atenção básica, alem de propiciar uma relação importante de custo-efetividade.
Um item principal é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde e podem-se acrescentar profissionais da saúde bucal.
Cada equipe do ESF deve ser responsável por no Maximo quatro mil pessoas sendo recomendadas apenas três mil pessoas já que o atendimento se torna satisfatório. Sendo assim a estratégia da saúde da família viabiliza vínculos entre a equipe e os usuários, desta forma conhece melhor a realidades locais e as necessidades da sua população.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PROGRAMAS ESTRATÉGICOS - ESF
PLANO DE ESTÁGIO - AVALIAÇÃO DO ALUNO ESTAGIÁRIO
NOME DA ESTAGIÁRIA: Márcia Edilaine Machnic Pais
CURSO: Farmácia
EMPRESA: ESF III São Cristovão
PERÍODO: 26/08/2014 á 25/11/2014 CARGA HORÁRIA: 120 horas
RELATÓRIO FINAL
Durante o estagio no ESF III, foi possível perceber como é a realidade do mesmo, sendo que é grande importância, colocar em pratica o que aprendemos na teoria, ter contato direto com os pacientes e suas realidades, dessa forma puderam ter a certeza da importância da nossa profissão.
Os profissionais dentro da unidade realizam suas atividades de acordo com a sua área, porem sempre em equipe. Observei que na unidade são feitos vários procedimentos tais como: consulta médica, consulta com enfermeiro, saúde bucal, vacinação, curativos, nebulização e procedimento de emergência se necessário, alem de visita domiciliar para casos especiais.
O ponto principal é o elo em que é criado entre os multiprofissionais com seus pacientes, dessa forma a familiarização trás possibilidade de um atendimento mais humanizado. Em contra partida vemos que são poucos profissionais envolvidos para uma grande demanda de pessoas.
Dentro de sugestões e propostas deveria ter mais profissionais competentes para todas as áreas assim como um farmacêutico responsável para cada ESF, onde não sobrecarregaria os profissionais que estão na unidade, que alem de ter a sua função ainda assim tem que fazer o papel do farmacêutico.
...