SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE E IMPACTOS AMBIENTAIS NOS GRANDES CENTROS URBANOS DO BRASIL
Por: william.lima • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 6.000 Palavras (24 Páginas) • 977 Visualizações
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE E IMPACTOS AMBIENTAIS NOS GRANDES CENTROS URBANOS DO BRASIL
ARAUJO, Aline Pinto.
Orientadora: Profª Ms. Juliana Sampaio Mori
RESUMO O planeta é o meio ambiente no qual estamos inseridos, manter e cuidar dele é um dever de todos. Os sistemas ecológicos e sociais que sustêm a sociedade contemporânea não podem ser danificados por alterações sócio-políticas que afetem negativamente o meio ambiente. É objetivo desta pesquisa mostrar parte dos impactos ambientais sofridos na sociedade, evidenciando que o desenvolvimento sustentável se torna, cada vez mais, uma alternativa de uso inteligente dos recursos naturais.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Desenvolvimento; Meio ambiente.
1 INTRODUÇÃO
De acordo com o MEC (2005) Meio ambiente pode ser definido como o conjunto de unidades ecologicas ou sociais no qual um se desenvolve a vida de um organismo. O planeta é o meio ambiente no qual estamos inseridos, manter e cuidar dele é um dever de todos.
Os sistemas ecológicos e sociais que sustêm a sociedade contemporânea não podem ser danificados por alterações sociopolíticas que afetem negativamente o meio ambiente. O desenvolvimento sustentável se mostra uma alternativa de uso inteligente dos recursos naturais.
O conceito de Sustentabilidade é relacionado a capacidade de interagir com as questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais, de forma a utilizar os recursos nao renovaeis e renovaveis de forma responsavel para que eles possam ser mantidos no futuro. A escassez, e o uso desenfreado de alguns recursos naturais tem se tornado evidente em diversas regiões do mundo, o que pode acarretar, numa projeção futura, a falta de tais recursos no planeta.
O termo Sustentabilidade também é utilizado para definir ações e atividades sociais que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, tais ações têm a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras e também garantem a curto, médio e longo prazo boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, principalmente a humana garantido não somente no âmbito ecológico, mais social e econômico pleno desenvolvimento de forma responsável.
2 SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
Para Milaré (1994), entende-se por meio ambiente, nada mais do que a expressão do patrimônio natural e suas relações com o ser vivo.
De acordo com Santos (2011 s/p.) “qualquer projeto que envolva a atividade humana na produção e no consumo, por meio de uma estrutura irracional e inadequada, gera impacto no meio ambiente”.
Ainda de acordo com o autor, a sociedade se caraquteriza por suas constantes mudanças, devido à quebra de sistemas ecológicos em porl dos avanços tecnologicos, pela agressividade de produção e de consumo em confronto com a natureza.
A melhoria para a qualidade de vida está diretamente ligada e correlacionada com uma melhor qualidade ambiental, que, por sua vez exige mudanças decisivas nessas organizaçoes politico-economicas, que por sua vez leva à efetiva adequaçao tecnologica e de consumo ( SANTOS, 2011, p. 157).
Sob esta ótica, surge o conceito de Sustentabilidade, que é bastante complexo, pois envolve uma grande quantidade de fatores, contudo é possivel dizer que dizer que esta relacionado a capacidade de interagir com as questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais, com a finalidade de utilizar os recursos nao renovaeis e renovaveis de forma inteligente para que eles possam ser mantidos no futuro.
Os recursos naturais são finitos. Eles se renovam à medida que são respeitados os ciclos biológicos de regeneração. [...] O ser humano deve se sentir parte da natureza, e utilizar o consumo sustentável, compreendendo o meio ambiente como um sistema em que se vive e que depende dele (PANAROTTO, 2008. p.155).
Para Andrade e Tachizawa (2008) a escassez de recursos naturais é evidente numa projeção futura do meio ambiente em que vivemos. Alguns recursos naturais ,como a água, já demonstram sinais preocupantes para com sua utilização. O termo Sustentabilidade também é utilizado para definir ações e atividades sociais que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações,ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Ações de sustentabilidade têm a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras e também garantem a curto, médio e longo prazo boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, principalmente a humana. Garantido não somente no âmbito ecológico, mais social e econômico pleno desenvolvimento de forma responsável.
2.1. Desenvolvimento Indurtrial, Sustentabilidade E Meio Ambiente No Mundo
Ao longo da história da humanidade, nota-se que os avanços tecnológicos sempre foram responsáveis por transformações, nos mais diversos campos de atividades. Com o advento da revolução industrial, a humanidade se desenvolveu de forma acelerada tanto no aspecto econômico quanto social.
A Revolução Industrial é um divisor de águas na história e quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo. Entretanto o crescente aumento dos parques industriais, sem projeto de implantação que cuidassem das questões urbanísticas locais, acabou por resultar em acúmulo e concentração de resíduos e lixos em solos despreparados ou em canais marítimos ou fluviais.[a]
De acordo com Dewes (2006), de fato, a Revolução Industrial foi o marco da exploração e da destruição desregrada do meio ambiente em todo o mundo. A partir do século XVIII, grandes prejuízos aos ecossistemas foram notáveis. Com o desenvolvimento das economias, as modificações do meio ambiente foram transcorrendo, oriundas de tecnologias poluentes e impactantes, exploração de minerais, extrações de madeira, aniquilação de rios e lagos, construções de estradas e fábricas e o uso irresponsável para com a preservação de elementos essenciais à vida humana.[b]
...