SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Por: Bruno Lopes de Oliveira • 3/9/2015 • Artigo • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 379 Visualizações
FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO - PR[pic 1]
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
BRUNO LOPES DE OLIVEIRA
CAMPO MOURÃO / PR
2014
BRUNO LOPES DE OLIVEIRA
SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
[pic 2]
CAMPO MOURÃO / PR
2014
RESUMO
O presente trabalho abordara a importância da sustentabilidade no contexto organizacional, demonstrando como as mesmas influenciam para alcançar os objetivos sendo competitivas, tendo como método de trabalho a utilização de recursos naturais. A técnica empregada neste trabalho foi por interferência de vários estudos, pesquisas e com base nas bibliografias direcionadas ao tema, mostrando como as empresas adquirem sustentabilidade diferenciando-se dos concorrentes.
Palavras-chave: sustentabilidade. Competitividade. Organizações. Recursos naturais.
sumário
1.introdução4
1.1 apresentação do tema4
1.2 problema de pesquisa......................................................................................4
- Objetivo Geral................................................................................................4
1.3.1 Objetivo Específico............................................................................................4
1.4 Justificativa.........................................................................................................5
2. Fundamentação Teórica .....................................................................................6
3. Metodologia .........................................................................................................9
4. analise e resultado de discussão ......................................................................10
5. considerações finais...........................................................................................11
6. referências.........................................................................................................12
- INTRODUÇÃO
A sustentabilidade é o termo usado para o ato em que o ser humano visa suprir as necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações. Com o passar do tempo se torna perceptível as mudanças climáticas em nosso planeta, que demandam uma nova postura, novas soluções e um novo posicionamento de cada um de nós. O motivo dessas mudanças ocorre devido ao aumento gradativo da população, de consumidores, os quais as empresas buscam sempre atrai-los visando cada vez mais lucros. Devido às necessidades e à escassez de recursos naturais, as organizações vêm buscando novas alternativas sustentáveis, inovando para se manterem vivas em um mercado cada vez competitivo.
1.1 Problema de pesquisa
Como as organizações podem ser sustentáveis mantendo um alto nível de competitividade no mercado?
- Definições dos objetivos de pesquisa
- Objetivo geral
Demonstrar as boas práticas da sustentabilidade no contexto organizacional.
1.2.2 Objetivos específicos
Abordar como as empresas podem ser competitivas.
Relacionar os métodos e desenvolvimentos a serem alcançados.
Relatar as técnicas de uso e conservação de recursos naturais.
- Justificativa
Este trabalho abordará a sustentabilidade nas organizações, demonstrando como as mesmas podem ser sustentáveis mantendo um alto nível de competitividade. Ainda, informara a importância de preservar as técnicas de uso e conservação dos recursos naturais e, relacionando os métodos a serem trabalhados, a fim de alcançar seus objetivos.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Miller (2011), define cinco grandes subtemas no que diz respeito a sustentabilidade, são eles: Primeiro, “Capital natural”, onde para ser sustentável devem-se preservar os recursos naturais, no qual sustenta todas as formas de vida e de economias em todo o planeta. Segundo “Degradação do capital natural”, que é o nome propriamente dito onde certas atividades humanas levam à destruição desses bens que a terra nos proporciona. Terceiro, “Soluções”, o que deve ser feito para eliminar as degradações dos capitais naturais. Quarto, “Compromissos”, que é o subtema onde todas as soluções impostas devem ser compromissadas. E por último “os indivíduos fazem a diferença”, quando em busca de encontrar e programar novas soluções, surge a importância que os indivíduos tende a fazer.
De acordo com Miller (2011) foram feitas varias estratégias com economistas ambientais e ecológicos junto ao governo para a melhoria do planeta a fim de manter uma eco economia sustentável durante as próximas décadas:
- Usar indicadores que monitorem a saúde econômica e ambiental.
- Incluir nos preços de mercado de mercadorias e serviços os efeitos estimados do prejuízo ao meio ambiente e a saúde humana (fixação de preços com custo total)
- Eliminar gradualmente subsídios e reduções de impostos sobre atividades prejudiciais ao meio ambiente e aumentar os subsídios e redução de impostos sobre atividades, mercadorias e serviços que não prejudiquem o meio ambiente.
- Reduzir impostos sobre a renda e bens, mas aumentar os impostos e taxas ecológicos (green taxes and fees)- taxas sobre a poluição, desperdício de recursos, e mercadorias e serviços que prejudicam o meio ambiente
- Aprovar leis e regulamentações para evitar a poluição e o esgotamento de recursos em certas áreas.
- Utilizar permissões ou direitos de poluição ou uso de recursos para limitar a poluição geral e uso de recursos em determinadas áreas.
- Reduzir a pobreza, umas das causas básicas do esgotamento de recursos e da poluição.
Diante de todas essas sugestões Miller (2011) afirma que toda a cúpula, que governa não só nosso país, mas todo o planeta deve estar com o mesmo intuito, para buscar e praticar soluções inovadoras para problemas ambientais, econômicos e sociais locais, nacionais e globais.
Muitos ambientalistas apelam a pessoas de todas as opiniões politicas e que vivenciaram muitas experiências de vida para que trabalhem juntas a fim de desenvolver uma visão positiva da transição para a sociedade e economistas mais sustentáveis no mundo (MILLER, 2011, p. 493).
...