Sistema Toyota de Produção
Por: Maicon Fortes • 11/11/2015 • Relatório de pesquisa • 367 Palavras (2 Páginas) • 412 Visualizações
Sistema Toyota de Produção
[pic 1]
Nasceu na década de 50 criado por Eiji Toyoda e Taiichi Ohono. Esse sistema foi inspirado no modelo de administração de Ford e Taylor, porém, Eiji e Taiichi tornaram-o mais racional e econômico. Apartir da década de 70 esse sistema foi popularizado no mundo inteiro, tornando-se um dos pilares que sustentam a competitividade da economia global.
Antes do sistema Toyota o disperdicio era uma situação muito comum no processo produtivo de uma empresa. Entretanto, o STP prega que os únicos custos aceitaveis são os realmente necessários no processo de produção.
Os dois pricipios mais importantes do STP:
ELIMINAR DISPERDICIOS: Em uma fábrica, eliminar disperdicios significa reduzir as atividades que não agrega valor ao produto. Logo depois da 2ª Guerra Mundial onde os recursos se tornaram escassos a Toyota precisou mais do que nunca eliminar todo e qualquer tipo de disperdicio.
[pic 2]
FABRICAÇÃO COM QUALIDADE: Tem por objetivo produzir sem defeitos, o que também é uma forma de eliminar disperdicios.
[pic 3]
JUST IN TIME (bem na hora)
Procura reduzir o tempo de fabricação e o volume de estoque, estabelecendo um fluxo continuo de meterias sincronizando com a programação do processo. O metodo era bastante produtuivo através do uso dos cartões chamados kanban que permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir. Sua principal finalidade era de produzir no momento certo, seguindo a concepção de combater os diperdicios de forma continua.
Exemplo: na linha de produção o just in time funciona como o procedimento de reposição de mercadorias nos super-mercados, ou seja, um produto é vendido e o repositor coloca outro.
PRODUÇÃO FLEXÍVEL:
Nesse sistema as máquinas tinham várias finalidades e serviam para produzir em pequenos lotes de acordo com as encomendas dos clientes, ou seja, ajustava o sistema de produção as demandas do mercado.
TRABALHO DE GRUPO:
O individuo tem uma grande lealdade ao grupo, ele pensa antes nos outros para depois pensar em si próprio. Um fato importante dessa tradição é a responsabilidade perante os outros , é um traço do comportamento japonês.
Fontes: http://www.portal-administracao.com/
https://www.google.com.br
Fundamentos de Administração, Antonio Cezar Amarau Maximiano
...