Sistema de informação para comércio eletronico
Por: Fernando Souza Jr. • 31/8/2016 • Resenha • 477 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO SOCIO ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Atividade 2: Sistemas de informação para Comércio Eletrônico
Florianópolis
Abril de 2016
- INTRODUÇÃO
Comércio eletrônico ou também conhecido por E-commerce ou comércio virtual, é um tipo de troca com fins lucrativos realizado através de equipamentos eletrônicos e hoje é considerado um dos maiores agentes causadores da revolução da informação, mais até que os próprios computadores ou celulares. Isso porque ele criou uma nova maneira de realizar transações e ainda facilitou o acesso global das mercadorias de diversas partes do mundo por exemplo segundo O´Brien (2013) uma aldeia de fabricação de azeite de oliva no sul da Itália hoje exporta seu azeite para loja de departamentos especiais em diferentes continentes ,O poder do e-commerce permite que barreiras geofísicas desapareçam, fazendo com todos os consumidores e empresas do planeta se tornem clientes e fornecedores em potencial.
- ABERTURA COMERCIAL DA INTERNET PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO
Hoje em dia é fundamental uma empresa abrir-se para o comércio eletrônico, justamente porque a crescente informatização das mais diversas atividades transforma a TI em uma área cada vez mais relevante economicamente e isso faz com que o E-commerce venha ganhando mais espaço nas áreas em relação a o comércio presencial, apesar de ainda ser muito menor no Brasil. Segundo o site Webshoppers.com.br o E-commerce faturou em R$ 18.6 Bilhões no primeiro semestre de 2015, mais do que o dobro se comparado ao primeiro semestre de 2011 onde faturou R$ 8.4 Bilhões dados que demonstram que mesmo em meio a crise o comércio aumentou e muito esta tendência Irá progredir gradativamente e tem como tendência, não próxima mas futura de ser maior em algumas áreas do que o próprio comércio presencial.
A internet juntamente com o E-commerce faz com que os usuários e clientes possibilitem de definir a forma que irão consumir facilitando o modo de comparar preços, deixando de lado a velha busca de porta em porta de lojas, fazendo essa comparação em poucos cliques utilizando ferramentas de buscas como zoom.com.br ou buscapé, assim achando o melhor custo beneficio de forma mais simples e cômoda. Além disso, as empresas conseguem definir o perfil dos compradores, por tempo em sites palavras chave utilizadas, histórico de buscas, possibilitando a criação e direcionamento de estratégias de marketing.
- TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Hoje em dia o melhor método de classificar o comércio eletrônico é a forma que e ele é praticado e quais são os participantes. Dessa maneira podemos destacar os 4 principais modelos que são conhecidos até o período.
B2C — (business to costumer): A mais comum conhecida pelos consumidores normais onde, onde o business tem que investir mais na área de marketing para chamar o cliente e desbancar os concorrentes, investimentos em design de sites ou formas de contato são as mais comuns,
...