Sistema financeiro
Por: Amanda Brito • 19/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 210 Visualizações
Profº Wilson Pimentel[pic 1]
Aluno: Carlos Alexandre – RA 245022015
Exercícios de Sistema Financeiros e Bancos
- Trajetória do sistema financeiro e bancos como aconteceu todo o seu desenvolvimento de mercado.
1808 - Primeiro Banco do Brasil, viabilizado pela vinda de d. João VI e a família real, onde o rei de Portugal abriu os portos e realizou acordos comerciais com a Europa e as colônias.
1920 - Inspetoria Geral dos Bancos, aprovando a regulamentação para fiscalização de bancos e casas bancárias.
1944 - Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.
1945 - Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), responsável pelo controle do mercado monetário.
1952 - BNDE, banco de fomento com o objetivo financiar em longo prazo os empreendimentos que contribuíram para o desenvolvimento do País. Em 1982 mudou de BNDE para BNDES.
1964 - Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central do Brasil, o qual regulamentou o Sistema Financeiro Nacional (SFN), aonde o Banco Central do Brasil vêm a substituir a SUMOC.
1976 - Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o qual regulamentou o mercado de valores mobiliários.
1994- Plano Real;
1996 - Comitê de Política Monetária (COPOM), onde o BCB passa a ter como objetivo estabelecer diretrizes de política monetária, definindo a meta da taxa SELIC e sua eventual variação e analisando o relatório de Inflação.
2008- A grande recessão Mundial;
2015- Crise econômica brasileira, evidenciando um conflito político interno entre situação e oposição, refletindo diretamente ao mercado financeiro.
- Qual ano foi criado o acordo da Basiléia, e em que data o Brasil aderiu o acordo?
O Acordo de Capital de Basileia, também designado por Acordo de Basileia, foi um tratado firmado em 1988, na cidade de Basiléia (Suíça), por iniciativa do comitê de Basiléia e ratificado por mais de 100 países. Este acordo teve como objetivo criar exigências mínimas para o capital monetário, e deveriam ser respeitados por bancos comerciais, na precaução do risco de crédito.
No Brasil, o Acordo de 88 foi implementado em 17 de agosto de 1994, essa resolução introduziu exigência de capital mínimo para as instituições financeiras, em função do grau de risco de suas operações ativas.
- Qual a função social de um banco? E como ele prática a inclusão social?
A principal função de um banco além de captar e aplicar os recursos financeiros, por meio do crédito, ele tende a agir como um intermediador dos recursos e negócios financeiros, atuando no desenvolvimento urbano, mais especificamente no caso da Caixa Econômica Federal, sua atuação é ampliada para a melhora do saneamento básico, investimentos em habitação, infraestrutura e pagamentos de benefícios sociais, FGTS, PIS, INSS, seguro desemprego, fomentando a melhora da qualidade de vida da população.
- Escreva com suas palavras como se dá o regime de metas e explique, exemplificando.
Regime de metas são ações efetuadas pelo governo para controlar o equilíbrio entre a inflação e as taxas de juros, utilizando ferramentas simples, fáceis de aferir e com total transparência, para manter um mercado coeso, e de livre concorrência, bem como respaldar o poder aquisitivo das pessoas voltado ao consumo e aos investimentos das empresas, voltados a expansão e produção.
Como exemplo, podemos citar a estabilidade dos preços, por meio de uma eficiente política monetária;
Manutenção da variação dos índices cambiais, dentro de um patamar com atenda as necessidades do mercado interno e de exportação.
- Quais são as instituições financeiras que você conhece. Dê exemplos.
As instituições financeiras que conheço entre os bancos comerciais que recebem depósito à vista são Banco Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Santander, como banco comercial sem possibilidade de depósito a à vista temos o Banco Intermedium, como corretoras de crédito conheço a Easynvest, Socopa, Sofisa, XP Investimentos e BMG.
- Quais são as atribuições do mercado financeiro? Dê exemplos.
O mercado financeiro tem como principal fator intermediar negociações financeiras, onde instituições captam a poupança dos investidores e transferem para aqueles que necessitam de recursos, por meio do crédito ou de financiamento.
Como exemplos, podemos citar alguns produtos de capitação como CDB, Ações, Debêntures, LCI, LCA, etc.
E como exemplos de produtos de aplicação os bancos oferecem empréstimos pessoais, capital de giro, leasing, etc. (Visão Banco).
- Quais os tipos de moedas que você conhece?
Moeda-mercadoria onde as trocas eram feitas de forma direto vulgo ‘’um pelo outro ou pau a pau’’; Moeda metálica; Moeda de papel (constituída por cédulas); Moeda estrutural onde o seu montante é gerado pelos depósitos efetuados em contas bancárias; Bitcoin (moeda digital) é uma espécie de criptomoeda que possibilita o pagamento em sistemas online, e todo seu gerenciamento é feito de forma autônoma independente de qualquer autoridade central.
- Explique o que é moeda virtual? Dê exemplos.
Moeda virtual é um tipo de dinheiro eletrônico que possibilita efetuar transações interna ou externa, utilizando exclusivamente a internet em todas as suas movimentações, hoje no Brasil é possível efetuar compras, pagamentos, transferência de valores, para transformar esses créditos em reais, basta transferi-los para uma conta corrente, ou negocia-los em sites especializados, como um exemplo prático temos o Paypal da UOL.
- Qual o recurso que promove e facilita o intercambio de bens e serviços. Explique.
O recurso é a moeda, pois ela é um facilitador das atividades econômicas, ela possui em sua estrutura diversos valores indexados, podendo variar de custo efetivo de um produto, como ao poder econômico de uma nação.
...