Sistemas de Informação Gerencial
Por: Alaylson • 20/8/2016 • Trabalho acadêmico • 3.563 Palavras (15 Páginas) • 396 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Administração e Contabilidade
Adm 338 – Sistemas de Informações Gerenciais e Processo Decisório
Professora: Fernanda Cristina da Silva
Análise do Sistema de Informações do Banco do Brasil - SISBB
GRUPO:
Alaylson Luiz Fernandes 77032
André Rodrigues Ferreira Marota 64527
Júlia Natale Gouvea 73896
Mariana Gomes Chamon Pessoa 64323
Michele Aparecida de Assis 81393
Thaís Aparecida Custódio 75539
Viçosa - MG
Junho, 2015
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a importância do Sistema de Informação Gerencial (SIG) na gestão e administração de uma empresa do setor bancário e sua influência no processo decisório. Tendo em vista as mudanças em ritmo acelerado, principalmente no que diz respeito aos avanços tecnológicos, a era da informação e a legislação em vigor, um bom sistema de informações será fator extremamente importante na tomada de decisões. Uma estratégia gerencial eficaz e eficiente necessita da existência de uma infraestrutura informacional para se tomar decisões ágeis e seguras. O sistema de informação gerencial fortalece a estratégia de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, garantindo uma estrutura de gestão personalizada.
Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e é o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.
Por isso neste trabalho, iremos descrever e analisar o sistema de informações de uma empresa do ramo financeiro e bancário: o Banco do Brasil S/A.
Presente em grande parte das cidades brasileiras, entre elas as cidades de Viçosa e Teixeiras em MG, o referido banco utiliza um Sistema de informações que a abrange toda a empresa denominado SISBB – Sistema de Informações Banco do Brasil.
A coleta de dados e informações foi realizada através de uma visita técnica a uma agência bancária da instituição financeira onde foi feita uma observação direta e uma entrevista informal por cerca de duas horas com funcionários. O objetivo do trabalho é detectar pontos fortes e fracos e propor soluções que amenizem os problemas detectados melhorando o atendimento de clientes, o funcionamento e o gerenciamento da instituição e possam ajudar a no processo decisório.
Introdução
Administrar uma Empresa é conseguir situar e aglomerar uma série de condições favoráveis para que um grupo disposto de pessoas possa atingir um ou mais objetivos pré-determinados, visando, a cada etapa do processo administrativo, a melhoria da produtividade.
Dentro dessa visão a Organização é uma consequência da função administrar. Todo empreendimento que exige o esforço coordenado de um conjunto de pessoas carece de alguma organização para ser bem executado, cujo sucesso depende da qualidade de sua administração. A Organização no sentido de Empresa agrupa os recursos humanos e materiais, visando ao alcance de um objetivo. A Organização no sentido sistêmico é vista como o desenvolvimento ou adequação dos sistemas funcionais da Empresa, de forma a capacitá-la ao desenvolvimento de suas atividades dentro dos conceitos de produtividade.
Segundo Maximiano (1992): "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa”. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e sistemas usados pra integração entre eles.
Quanto ao Método, de forma mais prática, seria traduzido como a forma de executar os referidos sistemas com o menor dispêndio de energia e maior eficácia do executante. Os Sistemas podem ser conceituados como um conjunto de métodos, procedimentos e/ou técnicas, que trabalhados geram informações necessárias ao processo decisório da Empresa.
Assim, definindo Sistemas de Informação, teremos como seu objetivo principal a procura de sistemas racionais, que executem as várias tarefas da empresa dentro do parâmetro de produtividade e eficiência garantindo, assim, a segurança e qualidade de tais empreendimentos.
Esses conceitos permeiam as atividades atuais das empresas e nesse sentido o presente trabalho baseia-se nas considerações de sistemas de informação, bem como nas atribuições de um analista de sistemas ou gerente de redes para a realização de um estudo em uma empresa do ramo financeiro situada na cidade de Viçosa que incidirá em análise do Sistema de Informação interno da empresa, enfatizando conjuntamente os principais problemas nela encontrados.
Desse modo, no presente trabalho desenvolvido em uma instituição do ramo financeiro do setor bancário almejou analisar o principal sistema utilizado para registro de clientes e demais operações da empresa propondo identificar pontos de melhoria e contribuir para o aperfeiçoamento de suas ações e práticas. Para tal, depois de identificado o principal procedimento, e com o intuito de identificar falhas no fluxo do trabalho, utilizaram-se instrumentos valiosos no campo da administração como visitas técnicas e observação direta que permitem a troca de experiências e informações, também foi requisitado para coleta de dados o uso de entrevistas com o pessoal envolvido na empresa, visto que o analista pode utilizá-lo para identificar problemas na divisão de responsabilidade, na transmissão de documentos e no tempo de execução do processo.
...