Sobre o Conceito de Cargos
Por: aprmaciel • 13/6/2016 • Artigo • 452 Palavras (2 Páginas) • 572 Visualizações
- Cargo.
- Conceito de cargos.
O cargo é, segundo Chiavenato (2009, p. 206), estruturado por todas as atividades desenvolvidas por uma pessoa, que podem ser englobadas em um conjunto unificado e que ocupa uma posição formal no organograma da empresa. Para desenvolver suas tarefas, a pessoa que ocupa um cargo deve ter uma posição definida no organograma. Dentro dessa concepção, um cargo constitui uma unidade da organização e consiste em um conjunto de fazeres e responsabilidades que o tornam separado e diferente dos outros cargos. A posição do cargo no organograma define seu nível hierárquico, a subordinação, os subordinados e o departamento ou divisão onde está situado. Posicionar um cargo no organograma significa estabelecer essas quatro vinculações ou condições para definir um cargo.
- Desenho de cargos
Desde que o ser humano teve que se dedicar à tarefa da caçar ou pescar, afirma Chiavenato (2009, p. 208), ele aprendeu através de sua experiência ao longo dos anos a aprimorar seu desempenho para melhora-lo constantemente. E quando a tarefa foi evoluindo, exigindo em numero maior de homens para executa-la, a coisa se complicou. Mas a situação básica de um homem que realiza atividades sob o comando de outro jamais foi de fato alterada, apesar de todas as mudanças políticas, econômicas, sociais, culturais e demográficas ocorrida durante a história da humanidade, mesmo com a divisão do trabalho implantada após a Revolução Industrial, com o surgimento das fabricas, com a dependência gradativa dos trabalhos, com a invenção da maquina e, logo após com o movimento das relações humanas, se o conteúdo do trabalho alterou não se alterou a essência da situação da dependência de uma pessoa à outra. Só a partir da década de 1960 é que um grupo de estudiosos do comportamento e consultores de empresas passou a demonstrar que as antigas técnicas de desempenho de cargos resultam a resultados contrários aos objetivos das organizações, a partir daí, começam a surgir novos modelos de desenho de cargo.
- Estrutura da analise de cargos.
A descrição de cargos, conforme Chiavenato (2009, p. 231), é uma simples continuidade das tarefas ou atribuições que o responsável do cargo desempenha, a análise de cargos é um acompanhamento corporativo de quais as exigências que essas tarefas ou atribuições impõem ao ocupante. Em outras palavras, quais são os requisitos intelectuais e físicos que o colaborador deve ter para desempenhar corretamente o cargo, quais as responsabilidades que o cargo exige ao ocupante e em que condições o cargo deve ser executado pelo ocupante. Em geral, a analise de cargos concentra-se em quatro áreas de requisitos quase sempre aplicadas a qualquer tipo ou nível de cargo, que são elas: requisitos mentais, físicos, responsabilidades envolvidas e condições de trabalho.
...