Sobrevivência em tempos de crise
Por: Luiza Alves • 4/5/2018 • Trabalho acadêmico • 404 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
[pic 1]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Disciplina: Empreendedorismo
Coordenadora da Disciplina: Professora Roberta Dalvo
Tutor a distância: Carlos Henrique da Silva Junior
Avaliação a Distância – AD1
Aluna: Luiza Baptista Alves Matrícula:15117130024 Pólo: Niterói
Sobrevivência em tempos de crise
A partir de uma análise feita pela leitura do primeiro capítulo do livro “Viagem ao mundo do empreendedorismo” observamos que através de pesquisa pode-se afirmar que o perfil de pessoas que buscam abrir um negócio é mais em virtude da necessidade do que pela oportunidade, o que acaba muitas vezes, gerando resultados negativos para o mesmo.
As habilidades individuais para que um gestor empreendedor tenha sucesso são imprecendíveis. Porém empreender não é apenas característica qualitativa, mas sim comportamental, podendo aprender técnicas para que o negócio venha dar certo. A iniciativa própria, poder de decisão, capacidade de saber lidar com problemas, persistência, paciência, autocrítica e coragem para assumir os riscos são de importância significativa para lidar com o mercado.
A criativadade é um fator de grande influência para o mundo dos negócios. Esta, somando-se as experiências que o empreendedor possui e com as necessidades que há no mercado tornam-se fatores que podem vir trazer grandes resultados positivos se estiverem aliados as habilidades que antes foram descritas.
Como exemplo de empreendimento temos a Startup Nubank, que em meio a crise conseguiu enxergar a oportunidade no mercado em que as pessoas necessitam de um crédito maior para realizarem suas compras além de estarem sempre conectadas. A empresa investiu em algo que os bancos atuais não oferecem aos seus clientes, como crédito maior e possibilidade de gerenciar sua vida financeira através de novas tecnologias. Esta fintech não está apenas se mantendo no mercado, mas está crescendo no país e fora dele.
Com a crise financeira que uma localidade possa estar passando, o empreendedor encontrará dificuldades para vender produtos e ou serviços dependendo do ramo em que poderá estar atuando. Para que realmente se empreenda é necessário saber contornar estes contratempos, sabendo inovar e ajustar. Deve-se observar e avaliar o que não está funcionando, e como dito anteriormente, saber enxergar o que os consumidores necessitam nesse momento além de analisar as brechas que a concorrência está dando para que consiga alcançar e obter novos clientes.
...