Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - 3º Semestre
Por: George Cunha • 25/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.213 Palavras (13 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 APRESENTANDO A ORGANIZAÇÃO 4
2.2 ORGANOGRAMA 5
2.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 6
2.3.1 Levantamento das Necessidades de Treinamento 6
2.3.2 Programação de Treinamento 7
2.3.3 Execução do Programa de Treinamento 7
2.4 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS 8
2.5 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 8
2.6 TEORIAS DE MOTIVAÇÃO 9
2.7 INFORMAÇÕES DO QUESTIONÁRIO 9
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
ANEXOS 13
- INTRODUÇÃO
Toda instituição tem de estar ciente acerca da necessidade de se aplicar treinamentos para seus colaboradores. Dessa forma, o funcionário se torna ainda mais eficaz em sua função e consegue desenvolver suas aptidões na organização, da melhor forma para ela. Esse desenvolvimento do empregado estimula seu crescimento profissional e, sendo liderado de uma maneira eficiente, é capaz de fazer diferença em seu local de trabalho.
As pessoas possuem características distintas, que as fizeram serem escolhidas para seu devido cargo. A partir do ponto em que são admitidas, elas precisam passar por um processo de adequação, para se sentirem ainda mais integradas à organização. Essa é uma tarefa do setor de Recursos Humanos, que tem o dever de reter seus funcionários, os preparando para a missão da empresa e também os motivando.
Bem como, ainda deve ser tratada a segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho, afinal, vimos que é um dos fatores que servem de motivação para eles, visto que se sentem mais confortáveis. Com base nisso, realizamos um diagnóstico organizacional em uma empresa transnacional para que possamos fazer uma análise de como os conceitos estudados funcionam.
- DESENVOLVIMENTO
Nosso diagnóstico foi realizado na empresa Aperam South America. Seu CNPJ é 33.390.170/0013-12. A Aperam South America, antiga Acesita e, posteriormente, ArcelorMittal Inox Brasil, é uma empresa siderúrgica brasileira, parte do grupo Aperam. Tem escritórios no município de Belo Horizonte e sua usina está localizada em Timóteo, no interior do estado de Minas Gerais. Foi fundada em 31 de outubro de 1944 (71 anos) e é a única produtora integrada de aços planos inoxidáveis e siliciosos da América Latina, detendo alta tecnologia na produção de aços de carbono especiais de alta liga.
- APRESENTANDO A ORGANIZAÇÃO
A atividade econômica principal da Aperam é a produção de laminados planos de aços especiais. O mineiro Frederico Ayres Lima, desde que assumiu a presidência da siderúrgica, tem comandado um plano de investimentos na planta industrial de Timóteo, no Vale do Aço, que é a maior da empresa dentre as seis unidades existentes no mundo. O engenheiro metalurgista disse, no ano de 2015, que fizeram dois investimentos importantes.
Um deles, de US$ 17 milhões, é em um aço de alta permeabilidade para transformadores mais eficientes, o chamado aço HGO. Segundo Ayres Lima, não havia produção desse aço no Brasil. A fase atual é de engenharia básica, compra de equipamentos e tecnologias, além do planejamento para a interrupção do funcionamento dos equipamentos que precisam ser alterados para receber essa nova tecnologia.
Esse novo aço que a Aperam vai produzir na unidade de Timóteo fará parte da capacidade de produção de 60 mil toneladas de aço regular e de alta permeabilidade que a siderúrgica já tem. Mas o volume produzido ainda vai depender do que o mercado demandar. “É um aço para aumentar a eficiência energética de um transformador. Esse aço tem uma performance magnética superior”.
Outra frente de aportes, de US$ 9 milhões, será na modernização de um dos quatro laminadores da Aperam em Timóteo. Também será feita uma suspensão do equipamento no fim deste ano, e ele volta a operar no ano que vem. “Os outros (laminadores) já passaram por modernizações”.
A companhia é grande, como já percebemos. Todavia, não está em seu objetivo o aumento de número de funcionários, que hoje se aproxima a três mil. Ainda em declaração, Lima disse que, como não estão trabalhando no aumento de capacidade, não planejam crescimento do quadro de funcionários. Isso porque o mercado não cresceu, então não há exigência.
- ORGANOGRAMA[pic 13][pic 14]
[pic 15]
- TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
O treinamento é um processo educacional de curto prazo que utiliza procedimentos sistemáticos e organizados pelo qual a pessoa de nível não gerencial adquire conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito estabelecido. Por outro lado, o desenvolvimento é um processo educacional com um prazo mais estendido que utiliza sistemas organizados pelo qual a gerência aprimora seus conhecimentos conceituais e teóricos para propósitos genéricos.
...