Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Por: carl01 • 5/4/2025 • Trabalho acadêmico • 654 Palavras (3 Páginas) • 29 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Aluna: Carla Conceição do Carmo
Matrícula: 2240200811
Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas
Professora: Adriana Marinho Sampaio
PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Salvador/BA
2024
Introdução
Este trabalho tem como objetivo ajudar o Sr.José Augusto a selecionar profissionais nas áreas de construção civil, elétrica e encanamento, já que o mesmo ganhou uma licitação na prefeitura para construir 110 escolas.
Como consultora de RH irei ajudá-lo a traçar um plano estratégico de acordo com o perfil da empresa, mesmo sendo uma empresa familiar, faremos de tudo para que o plano esteja dentro dos valores, missão e visão da empresa acompanhando os tempos atuais.
Desenvolvimento
A empresa Spartacus é uma empresa familiar que atua no ramo de construção civil tendo como colaboradores o próprio Sr. José Augusto que é o dono, suas duas filhas que são arquitetas ambas da geração Y, ou seja, nada tradicional o que causam conflito e seu genro Luís que é gerente comercial. Recentemente a empresa ganhou uma licitação para construir 110 escolas municipais, diante disso Sr. José Augusto terá dois mestres de obra, um eletricista e três encanadores para atender a demanda.
Dar-se como plano estratégico a identificação, análise, estruturação e coordenação da missão, visão e ações que permitem estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa. Em um mercado tão competitivo nos dias atuais devido ao avanço da sociedade de como um todo, qualquer empresa precisa ter um bom plano estratégico para gerir pessoas com objetivo de extrair o melhor de cada funcionário conforme suas atribuições e habilidades , realizando essas ações juntamente com o fator humano e interesses da empresa aos seus colaboradores.
Análise de SWOT
Ao analisar a situação atual da empresa Spartacus que é uma empresa de pequeno porte familiar, onde seu dono possui um perfil autoritário e diverge de suas filhas, não restam dúvidas que uma organização familiar tende a apresentar alguns pontos fracos. Com base nas informações o RH compreendeu um plano estratégico da empresa Spartacus, onde se reunirá com o dono e os outros funcionários para decidirem os cargos dos funcionários, suas atribuições e salários solucionando as divergências existentes e definindo planos e metas para adquirir bons resultados.
Diante das situações apresentadas adotaremos os subsistemas de RH que será provisão de recursos humanos e manutenção de pessoas.
Processo de Seleção e Recrutamento
Acontecerá com a divulgação das vagas por meio das mídias sociais, linkedin, catho, whatsapp e instagram informando o cargo a ser ocupados, carga horária, salário e perfil desejado;
Selecionando os currículos recebidos, analisando se condiz com o perfil que a empresa busca;
Treinamento e Desenvolvimento
Realizando a convocação para a entrevista, informando como será o funcionamento de cada área, sua produtividade, expectativas e o impacto que terá na empresa. E por fim contratando e realizando treinamentos, capacitando profissionalizante se necessário, estimulando os funcionários a participarem e realizarem uma apresentação para conhecer os valores e políticas da empresa.
...