Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Por: fedecassia • 25/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.317 Palavras (6 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera
Unidade Osasco - SP
Fernanda de Cassia Neroni Bragagnolo
RA ____________
Desafio Profissional
Curso: Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
1ª série
Disciplinas norteadoras:
- Técnicas de Negociação;
- Comportamento Organizacional
Tutor:
Osasco
2015
Sumário
Introdução
Passo 01 – Perfil dos Oponentes: Associação dos Moradores x Gravadora
Passo 02 – Mapeamento das Habilidades, segundo Modelo de Jung
Passo 03 – Pontos Principais a serem negociados
Passo 04 – Cultura e Clima Organizacional da Gravadora
Passo 05 – 1 ª Reunião das partes e Feedback
Passo 06 – Planejamento da proposta de Negociação e Relatório Final
Introdução
Este desafio tem como objetivo a construção de um planejamento para negociação sistêmica entre uma gravadora de músicas conceituada no Mercado e a associação dos moradores de um bairro classe média de uma cidade no interior de São Paulo e a Prefeitura da Cidade.
Passo 01 – Perfil dos Oponentes: Associação dos Moradores x Gravadora
A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
Associação de Moradores do Bairro
Negociador: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo do Negociador: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
Passo 02 – Mapeamento das Habilidades, segundo Modelo de Jung
A Gravadora
Estilo: Amigável.
Característica: Relacionamento cooperativo, confiável e simpático com a Associação dos Moradores.
Tática: Utilizará diplomacia para resolver os problemas e sempre transparecer os benéficos, direitos e deveres de ambas as partes para a negociação.
Associação de Moradores do Bairro
Estilo: Confrontador.
Característica: Agir conforme seus interesses
Tática: Usar os questionamentos dos moradores do bairro: barulho, a infraestrutura do bairro não comporta transito intenso, segurança do bairro.
Passo 03 – Pontos Principais a serem negociados
Devido ao pedido de manifesto da Associação dos Moradores do Bairro junto a prefeitura deve ser elaborada uma negociação para que tenha consenso entre as partes envolvidas e ambos estejam satisfeitos com as propostas.
Sendo assim se faz necessários marcar reuniões para discutirem os pontos a serem negociados, bem como os interesses e alternativas possíveis para a solução do conflito.
O negociador da Gravadora o Sr. Jorge Andrade elaborou uma proposta de melhorias para o bairro envolvendo os questionamentos feitos pelo Sr. Carlos Henrique – Negociador da Associação dos Moradores do Bairro, onde:
- Segurança: Investir em câmeras instaladas nas ruas do bairro e também e seguranças de moto com vigilância dia e noite.
- Barulho: a Gravadora será construída com tecnologia de ponta a prova de som e ruídos para não atrapalhar a qualidade de vida dos moradores.
- Trânsito: Melhorar a estrutura de sinalização e faróis, negociar com a secretaria responsável uma possível obra de retorno junto à rodovia para facilitar a entrada e saída de veículos pela pista, o que reduziria a movimentação nas ruas do bairro.
A gravadora quer construir um relacionamento de longo prazo com a Associação de Moradores convidando os para visitar as instalações onde possam conhecer as operações e negócios, para que a negociação seja harmoniosa para que ambas as partes possam obter benefícios.
Passo 04 – Cultura e Clima Organizacional da Gravadora
A cultura da Gravadora e disseminada, pois é uma liderança participativa e o funcionário tem liberdade de opinar em momentos certos sobre determinadas decisões.
Com a mudança para o interior o clima organizacional e um desafio, e crescimento, os colaboradores estão ansiosos pelos inicios das atividades, pois a gravadora é uma empresa com política de plano de carreira e sucessão, aproveitando o máximo dos seus talentos, dando oportunidades aos destaques dentro da empresa.
Sendo assim, foram promovidos alguns dos funcionários e remanejados, onde isto afetará diretamente suas vidas pessoais, gerando mudanças não só para si mas de moradias para seus familiares.
Com o manifesto dos moradores junto a Prefeitura e a possibilidade do empreendimento ser embargado, os funcionários ficaram inseguros e o clima na empresa ficou tenso. Com a insegurança dos funcionários por diversos motivos a produtividade caiu e o absenteísmo cresceu no último mês.
Caso não haja acordo, a gravadora poderá ter problemas de falta de motivação e até perdas de funcionários, pois os funcionários promovidos e remanejados ficaram receosos se suas promoções não acontecerem.
...