Superior de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos
Por: carl01 • 5/4/2025 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 31 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
Superior de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos EAD
Aluna: Carla Conceição do Carmo
Matrícula: 2240200811
Disciplina: Teorias da Personalidade
Professora: Karina Nascimento Rego
Consultoria de RH: Perfil e Personalidade indicados para cargo de
Liderança
Salvador/BA
2024
Segundo Chiavenato (1992; 147) a liderança é definida como uma influência interpessoal exercida e numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Como consultor de RH, é fundamental abordar a situação com base em princípios de liderança eficaz, desenvolvimento e gestão de pessoas.
A situação envolvendo Mirella destaca a incompatibilidade entre suas habilidades técnicas e as competências necessárias para cargos de liderança, apesar de ser uma ótima profissional em sua área a promoção a um cargo de liderança desconsiderou a importância em suas habilidades interpessoas como comunicação, empatia, flexibilidade, capacidade de inspirar e a gestão de conflitos que um bom líder tem, levando somente em consideração as competências técnicas. Sua postura e a falta de adaptação ás necessidades do time resultaram em insatisfação da equipe, gerando queda na produtividade e conflitos internos na equipe.
O principal erro foi não avaliar o perfil comportamental de Mirella antes de promovê-la exclusivamente por seu mérito técnico. Para solucionar o conflito deve-se realizar um diagnóstico organizacional, oferecendo treinamentos em cargos de liderança, promover a integração da equipe acompanhando continuamente seu desenvolvimento, além disso, é essencial que a empresa revise seus critérios para cargos de liderança. Respondendo a Kinon Aimazaki, a situação põe em evidência que para liderar com sucesso as competências comportamentais são tão importantes quanto a habilidades de caráter técnico.
A situação exige o alinhamento das competências para cargos de liderança e técnicas, promovendo o desenvolvimento dessas habilidades em Mirella juntamente com ações para restaurar a confiança da equipe, dessa forma é possível reverter os impactos negativos e garantir um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo gerando bons lucros para empresa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Manole, 2014.
- CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á Teoria Geral da Administração. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
...