TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superior de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos

Por:   •  5/4/2025  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Superior de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos EAD

  

Aluna: Carla Conceição do Carmo

Matrícula: 2240200811

Disciplina: Teorias da Personalidade

Professora: Karina Nascimento Rego

 Consultoria de RH: Perfil e Personalidade indicados para cargo de

                                           Liderança                    

Salvador/BA                      

   2024

 Segundo Chiavenato (1992; 147) a liderança é definida como uma influência interpessoal exercida e numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Como consultor de RH, é fundamental abordar a situação com base em princípios de liderança eficaz, desenvolvimento e gestão de pessoas.

 A situação envolvendo Mirella destaca a incompatibilidade entre suas habilidades técnicas e as competências necessárias para cargos de liderança, apesar de ser uma ótima profissional em sua área a promoção a um cargo de liderança desconsiderou a importância em suas habilidades interpessoas como comunicação, empatia, flexibilidade, capacidade de inspirar e a gestão de conflitos que um bom líder tem, levando somente em consideração as competências técnicas. Sua postura e a falta de adaptação ás necessidades do time resultaram em insatisfação da equipe, gerando queda na produtividade e conflitos internos na equipe.

  O principal erro foi não avaliar o perfil comportamental de Mirella antes de promovê-la exclusivamente por seu mérito técnico. Para solucionar o conflito deve-se realizar um diagnóstico organizacional, oferecendo treinamentos em cargos de liderança, promover a integração da equipe acompanhando continuamente seu desenvolvimento, além disso, é essencial que a empresa revise seus critérios para cargos de liderança. Respondendo a Kinon Aimazaki, a situação põe em evidência que para liderar com sucesso as competências comportamentais são tão importantes quanto a habilidades de caráter técnico.

A situação exige o alinhamento das competências para cargos de liderança e técnicas, promovendo o desenvolvimento dessas habilidades em Mirella juntamente com ações para restaurar a confiança da equipe, dessa forma é possível reverter os impactos negativos e garantir um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo gerando bons lucros para empresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Manole, 2014.              
  2. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á Teoria Geral da Administração. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com