TCC Avaliação de Desempenho
Por: FE • 9/1/2017 • Trabalho acadêmico • 5.145 Palavras (21 Páginas) • 2.692 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PROBLEMA
3. JUSTIFICATIVA
4. OBJETIVOS
3.1 Geral
3.2 Específico
5. METODOLOGIA
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
6.1 Conceito
6.2 Objetivos
6.3 Benefícios
7. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
7.1 Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho
7.1.1 Método de escalas gráficas
7.1.2 Método de classificação alternada
7.1.3 Método de comparação entre pares
7.1.4 Método de escolha forçada
7.1.5 Método dos incidentes críticos
7.2 Métodos Modernos de Avaliação de Desempenho
7.2.1 Administração por objetivos (APO)
7.2.2 Avaliação participativa por objetivos (APPO)
8. A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
9. CONCLUSÃO
10. REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A avaliação de desempenho tem como conceito agregar valor ao capital empresa, fornecendo dados para planejar uma política de ampliação e aprimoramento individual e organizacional.
As organizações, seja qual for sua area de atuação, devem sobreviver ao grande desafio que é desenvolver a qualificação de seus colaboradores para a obtenção de melhor desempenho, aceitação de maiores responsabilidades e comprometimento com os resultados. Estes movimentos podem levar as condições mais favoráveis ao aprimoramento da qualidade e a uma maior interação com o mercado e, ainda, a um relacionamento mais eficiente com o cliente, seja ele interno ou externo.
Medir e avaliar o desempenho humano nas organizações é uma ferramenta que hoje se torna indispensável dentro de uma organização moderna. Quando se informa ao colaborador, sobre sua indicação e o que seu superior espera dele, obtém uma ajuda significativa para a realização do treinamento, podendo assim, ficar motivado.
É através dessa mensuração, que as empresas vão decidir qual o tipo de recompensa seu colaborador tem direito. Como feedback retorno de uma avaliação de desempenho, os colaboradores podem adquirir: promoção, bonificação, gratificação ou até demissão.
PROBLEMA
Qual é a importância da avaliação de desempenho para uma organização?
JUSTIFICATIVA
Este estudo contribui com informações, referente a uma das ferramentas mais importantes para a produtividade de uma organização, além de facilitar o cumprimento das metas.
A avaliação de desempenho pode e deve ser implantada para melhoria dos resultados. Aliado a isto, crescem as expectativas para que as organizações busquem ferramentas para aumentar sua qualidade da prestação de serviço, com objetivo de alcançar excelência.
É válido sinalizar, que para obter sucesso na organização, depende de todos os colaboradores. Se não houver uma avaliação competente, não existirá controle. Partindo desse princípio, é muito importante observar o desempenho dos colaboradores e motivá-los no alcance de seus objetivos e metas.
OBJETIVOS
3.1 Geral
Reconhecer a importância da avaliação de desempenho para a Empresa.
3.2 Específico
Levantar teorias que abordam a avaliação de desempenho.
Identificar métodos de avaliação de avaliação de desempenho.
Reconhecer a importância da Avaliação de desempenho para a organização.
METODOLOGIA
A metodologia a ser utilizada será, basicamente, a coleta de dados e levantamento de informações. Atreladas às pesquisas bibliográficas em sites e livros a fim de ampliar o conhecimento e a realização do projeto de melhorias.
Este trabalho divide-se em três capítulos: No primeiro será apresentado a Fundamentação teórica, que consta o histórico, o conceito, o objetivo e os benefícios sobre avaliação de desempenho.
No segundo capítulo irá tratar especificamente dos tipos de métodos de avaliação.
No terceiro capítulo será sinalizado a importância da avaliação na organização.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A primeira abordagem de gestão de desempenho surgiu com a definição de padrões de avaliação dentro do contexto da administração científica proposta por Taylor no início dos anos 1900. Basicamente, o desempenho das pessoas era medido da mesma maneira como medimos o desempenho de máquinas. Padrões de produtividade, tempo e qualidade ditavam as regras para alcançar a eficiência do processo de produção.
Após alguns anos, durante a primeira guerra mundial (1914-1918), a capacidade de realização das pessoas tomou o centro da gestão de desempenho. Oficiais do exército americano eram continuamente avaliados por sua capacidade de liderança, e essa abordagem acabou se espalhando para outros contextos, como o governo e a indústria. A partir de 1922, foram desenvolvidas escalas para medir características relevantes às funções desempenhadas pelas pessoas.
...