TCC CONTABILIDADE
Por: WILLIAMMMMMMMM • 31/8/2015 • Projeto de pesquisa • 1.412 Palavras (6 Páginas) • 637 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - “Prof. José de Souza Herdy”
UNIGRANRIO - ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
[pic 1]
[pic 2]
SUMÁRIO
1. Resumo 1
- Introdução
- Objetivos da Pesquisa
1.2.1 Objetivo Final
1.2.2 Objetivos Intermediários
- Suposição
- Delimitação da Pesquisa
- Justificativas
- Relevância do Estudo
- Profissional
- Acadêmica
- Social
2. Metodologia
- Tipo de Pesquisa
- Coleta de Dados
- Universo da Pesquisa
- Tratamento dos Dados
- Limitações do método
3. Referencial Teórico
4. Cronograma de Pesquisa
5. Referências Bibliográficas
O Problema
( Resumo)
Este Trabalho tem como tema “O Papel da Auditoria Interna Como Redutor de Riscos Para Auditoria Externa.” Tem por finalidade a divulgação sobre a importância que a auditoria interna exerce sobre a auditoria externa nas empresas. O foco principal será o conceito e definição de auditoria interna, que serve como importante meio para compreender as irregularidades e fraudes na contabilidade de uma organização. O trabalho se divide em quatro capítulos que tratam sobre conceito, origem e evolução da auditoria, evolução da profissão do contador e a origem e propriedade da palavra auditoria¹. Apresenta também uma comparação de Auditoria Interna e Auditoria Externa sob vários aspectos, tais como independência, interesse atendidos, aplicações de técnicas e outros. São enfatizadas a questão das normas de auditoria interna e sua aplicabilidade, como os processos internos resultam em um filtro para os processos externos. Conclusão
Tudo em vermelho Sujeito a alterações
- Introdução
Após a Segunda Grande Guerra, os veículos automotores movidos a derivados do petróleo se tornaram principais fontes de transporte. O setor de transporte ainda hoje é o uso final da maior parte do petróleo extraído e transformado em derivados, estreitando uma forte relação entre a evolução das indústrias automobilística e petrolífera. O automóvel é sem duvida uma das maiores marcas da sociedade e cultura de consumo modernas, e consequentemente temos o petróleo na base da formação econômica, política, e sócio-cultural do homem moderno.
Diante do exposto acima sobre a significância da demonstração do fluxo de caixa na gestão financeira das empresas e a representatividade da indústria de petróleo na economia mundial, esta pesquisa tem o intuito de responder a seguinte pergunta: Face à complexidade da indústria de petróleo, como funciona a gestão de fluxo de caixa em projetos de grande porte neste ramo de atividade?
- Objetivos da Pesquisa
1.2.1 Objetivo Final
O objetivo final deste estudo é refletir sobre a gestão do fluxo de caixa em uma empresa de petróleo, baseado na bibliografia pesquisada.
1.2.2 Objetivos Intermediários
- Elaborar enquadramento teórico
- Analisar a Demonstração do Fluxo de Caixa como instrumento de gestão financeira
- Identificar as características do modelo de gestão
- Suposição
Devido à alta complexidade de projetos no ramo de óleo e gás, com grandes investimentos iniciais sem acompanhar nenhuma receita nas primeiras fases do projeto, supõe-se que sua demonstração de fluxo de caixa também apresentará situação complexa e irregular.
- Delimitação da pesquisa
Esta pesquisa propõe avaliar a demonstração de fluxo de caixa de uma empresa de petróleo. Poderíamos avaliar a DFC de uma maneira geral, visto que trata-se de um instrumento de análise financeira necessário em qualquer ramo de atividade empresarial, porém devido à particularidade apresentada pelas empresas de petróleo decidimos delimitar.
- Justificativas
- Relevância do Estudo
A relevância deste estudo se faz face à complexidade do modelo de negócio de uma empresa de petróleo, que possui fases que influenciam diretamente a economia e no desenvolvimento de um país, através de investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Observamos também grande relevância das análises financeiras focadas em regime de caixa, uma vez que apresentam a situação real do dia a dia de uma empresa, permitindo ações dos gestores com mais precisão ao contrário das análises contábeis. Temos vários exemplos de empresas que apresentavam lucro contábil mas quebraram devido a má administração do caixa e da estrutura de capital de giro.
Descreveremos abaixo também a relevância pessoal, profissional, acadêmica e social que este estudo apresenta.
1.6.1 Profissional
A gestão de fluxo de caixa possui relevância profissional em diversos cargos e áreas, seja para o Analista Financeiro, Gerente de Investimentos de Capital, Gerente de Project Finance, Gerente de Caixa, Analista de Crédito, Gerente de Operações de Cambio etc. No sentido de manter a atualidade do tema para estes profissionais e ainda abrir oportunidades para novas pesquisas e novos projetos dentro das empresas em que atuam.
...