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TEOLOGIA

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

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Aula teologia dia 23-09

Hermenêutica = interpretação. Está correlacionada à ideia de compreensão de algo.

Hermenêutica moderna: qual é sua importância para o pensamento?

Escola Alemã: compreensão da coisa em si

Perspectiva da lógica: não é só interpretar, mas também compreender.

Existe uma hermenêutica geral e existe uma hermenêutica regional.

Geral: são todas as características que a filosofia nos oferece. É a hermenêutica filosófica.

Regional: hermenêutica teológica.

A geral (organon) fornece instrumentos para chegarmos a compreensão das coisas. Além disso, ajuda a compreender a regional.

Gadamer: existe sempre um ciclo hermenêutico da compreensão.

Dilthy - Condição da interpretação: história nos fornece instrumentos necessários para compreensão. Experiência é um instrumento de interpretação.

Ciências humanas dá suporte para pensarmos na experiência.

Hermenêutica ontológica: ser

Heidegger: Ser e tempo – obra

Experiência “Daisen” : ser-aí é o ser no mundo do qual nós compreendemos a condição própria, do sujeito.

O papel do ser é dar significação às coisas, colocar as coisas no seu devido lugar. Esse é o papel do homem.

Perigo da sociedade: sermos reduzidos às coisas, pois é uma sociedade de coisificação. Assim para não sermos reduzidos, temos que dar significações.

Gadamer: idéia do círculo hermenêutico: pré-compreensão -> compreensão -> recompreensão. (movimento círculo virtuoso).

1- Prejuízo: compreensão da coisa em si.

2- Abertura: compreensão.

3- Fusão de horizontes (o conteúdo e investigador se fundem numa única realidade).

4- Alteridade: se dá com o texto ou ação humana.

5- Validação hermenêutica.

“Toda experiência precisa ser trazida à linguagem”.

Porque toda experiência precisa ser dita. Essa disibilidade marca o caráter hermenêutico. O que da vida à experiência: a disibilidade.

Elementos que surgem em Gadamer: historicidade e linguisticidade. É pelo ato da fala que chegaremos a compreensão daquilo que o homem é.

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