TRABALHO SOBRE TAYLOR
Por: gabyynunez • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 655 Palavras (3 Páginas) • 427 Visualizações
Escola Científica de Taylor.
Quando falamos em gestão de pessoas, é comum pensar no que está por trás no ato de agir. Durante outras épocas foram muitas teorias que surgiram pra ajudar as organizações e seus recursos de uma forma eficaz buscando sempre obter mais lucros.
Uma das teorias mais usadas nas organizações, empresas industriais é teoria da Organização Cientifica do Trabalho, também conhecida por Taylorismo.
1. Teoria da Organização Cientifica Taylor
A preocupação de Taylor era aumentar a produtividade da empresa, aumentando o nível de eficiência e eficácia em seus operários.
Divisão de trabalho (Cada Trabalhador atuava no cargo que tinha mais especialização) Trabalhadores não tinha a opção de crescimento na empresa, entrava e saia no mesmo cargo.
Incentivos em salários e prêmios com a melhor produção.
Ambiente de trabalho padronizado, em máquinas adequadas pra o conforto de seus trabalhadores.
Supervisão Funcional.
Esta Teoria coloca a ênfase nas Tarefas preocupando-se com:
O método de trabalho nenhuma organização;
Os movimentos necessários em execução de tarefas;
O tempo - padrão de execução de tarefas.
Taylor iniciou a sua atividade como operário em 1878, passando posteriormente e sucessivamente a capataz, a contramestre, chefe de oficinas e finalmente a engenheiro, registou cerca de 50 patentes de invenções sobre máquinas, ferramentas e processos de trabalho.
Começou por fazer uma detalhada análise das tarefas dos operários, analisou os seus movimentos e processos de trabalho, para seus aperfeiçoamentos.
Considera que o operário que produz mais, deve ser mais bem remunerado que o seu colega que produz menos.
Considera que a empresa deve abandonar os métodos empíricos de produção e começar a aplicar os princípios gerais da ciência. Considera que a Organização deve ser estudada cientificamente, o que implica uma organização racional do trabalho.
Pressupostos gerais da Administração científica do trabalho de Taylor:
Os operários que desempenham as mesmas tarefas na empresa devem fazê-lo, todo do mesmo de acordo com o melhor maneira.
Compete à Administração da Organização fazer o estudo minucioso do trabalho do operário e estabelecer a melhor maneira de executá-lo. Compete à supervisão do operário, assistir ao seu trabalho, durante a produção (vigiar e controlar).
O trabalho tem melhores resultados e torna-se mais económico, se se dividirem em pequenas partes todos os movimentos necessários para a sua execução
A que economizar tempo e esforço do operário. Os movimentos inúteis são eliminados e os movimentos úteis são simplificados, com adaptação em tarefas, maior especialização dos operários, maior especialização em suas atividades.
Melhorar a eficiência do operário. A eficiência é a relação existente entre o desempenho real do operário e o desempenho estabelecido previamente, com uma eficiência de 100%.
A Administração cientifica coloca a ênfase nas Tarefas da Organização, simplificando-as, de modo a obter o máximo de especialização dos operários.
O Operário, em vez de executar uma tarefa complexa, realiza tarefas simples e especificas que, numa linha contínua de montagem, permite obter o resultado final – o produto. Este passou por uma série de operários, intervindo cada um com a sua especificidade, movimentos simples e repetitivos.
...