TRATAMENTOS ESTÉTICOS
Por: wil_on • 6/6/2017 • Monografia • 1.320 Palavras (6 Páginas) • 539 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
São Bernardo do Campo
2017
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
1.1 O Problema 03
2 OBJETIVOS 03
2.1 Objetivo Geral 03
2.2 Objetivos Específicos 03
3 JUSTIFICATIVA 04
4 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA...............................................................................04
4.1 Resoluções...........................................................................................................04
4.2 Biomedicina Estetica............................................................................................05
4.3 Substâncias utilizadas e procedimentos realizados por Biomédico Esteta..........07
5 METODOLOGIA......................................................................................................09
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO...........................................................09
REFEÊNCIAS.............................................................................................................10
INTRODUÇÃO
Tratamentos estéticos não invasivos e invasivos não cirurgicos realizados por biomédicos, é o objetivo desse projeto que antecede o trabalho de conclusão de curso do curso de Biomedicina.
Justifica-se a escolha desse tema, por se tratar de um área ainda desconhecida por muitos, assim,o estudo tem por base elencar os principais pontos do biomédico esteta, no exercício de sua função.
Em 2010, após regulamentação Ana Carolina Purga é a pioneira na biomedicina esteta, iniciou os trabalhos realizados por biomédicos no campo da estética.
Todas as etapas de regulamentação, e campo de atuação estão no desenvolvimento dessa pesquisa, assim como todo o material consultado encontra-se descriminado em suas referências.
- O PROBLEMA
A resolução 197 de 21 de fevereiro de 2011 considera que procedimentos invasivos não-cirúrgicos na área de estética são também de competência dos profissionais da área de saúde, dentre eles estando inserido o biomédico. Dessa forma qual atuação do profissional biomédico no exercicio da saúde estética?
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Analisar as atribuições do biomédico na estética, abrangendo os tratamentos estéticos não invasivos e invasivos não cirúrgicos.
- OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Conceituar procedimentos estéticos não invasivos não cirurgicos.
- Relacionar as atribuições do profissional Biomédico quanto ao exercício na área de saúde estética;
- Compreender a importância do conhecimento técnico/científico nos tratamentos estéticos
3 JUSTIFICATIVA
A escolha do tema “Tratamentos estéticos não invasivos não cirurgicos realizados por biomédicos”, justifica-se pois popularmente é um campo desconhecido, dessa forma esse estudo tem como foco principal apresentar ao leitor a atuação do Biomédico Esteta de uma forma simples, afim, de que esses conhecimentos cheguem a todos.
Todo campo de trabalho atualmente ocupado pelos Biomedicos Esteta, são superviosados de acordo com Resoluções e Leis além de código de ética profissonal, assim, a elaboração desse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo contribuir para um melhor entendimento dessa profissão, ainda desconhecida por muitos.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
4.1 Resoluções
A biomedicina estética, atua de forma diferenciada das demais profissões relacionadas a beleza, devendo seguir:
- O código de ética biomédico
- Órgãos governamentais
- Leis em vigor;
Para que possamos compreender todo trajeto da biomedicina estética é preciso primeiramente conhecer toda legislação que vigente no Brasil. Vejamos:
Resolução n° 197 de 21 de fevereiro de 2011 – Dispõe sobre as atribuições do profissional Biomédico no exercicio da Saúde Estética e atuar como responsável Técnico de empresas que executam atividades para fins estéticos.
Resolução n° 200, de 1 de julho de 2011 – Dispõe sobre critérios para habilitação em Biomedicina Estética.
Resolução n° 214, de 10 de maio de 2012 – Dispõe as substâncias dos procedimentos realizados por biomédicos.
Resolução n° 241, de 29 de maio de 2014 – Dispõe sobre atos do profissional biomédico com habilitação em biomedicina estética e regulamenta a prescrição por este profissional para fins estéticos. O Art 1° dispõe que as substâncias necessários aos realizados por profissionais biomédicos, devidamente habilitados na área de biomedicina estética, deverão seguir estritamente as recomendações em conformidade com a sua especialidade e em obediência às normas estabelecidas pela sociedade cientifica.
4.2 Biomedicina Estética
A pioneira da Biomedicina Estética é Ana Carolina Purga, o projeto foi iniciado no ano de 2006, com aprovação em 10 de outubro de 2010, com a fundação da SBBME inicialmente nomeada como Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética e atualmente registrada como Associação Brasileira de Biomedicina Estética
De acordo com SBBME o Biomédico estéta tem um amplo campo de atuação. Esse profissional está apto para:
- Atuar como profissionais liberais em consultórios, clínicas especializadas, redes de franquias e todas as demais empresas relacionadas à indústria do bem-estar, saúde e envelhecimento/longevidade saudável;
- Estudar e lecionar em cursos profissionalizantes, de graduação e pós-graduação na biomedicina estética.
- Desenvolver pesquisas e trabalhos em Biomedicina aplicados à estética e suas tecnologias e procedimentos;
- Abrir ao colega biomédico e estudante de biomedicina novos e maiores campos no mercado de trabalho;
Por ser um campo de atuação relativamente novo, poucos conhecem as verdadeiras atribuições do biomédico estético, vejamos na integra:
...