TURNOVER NA CONSTRUÇÃO CIVIL -ANÁLISE DE FATORES
Por: Izabela.ingem • 15/9/2022 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 133 Visualizações
TURNOVER NA CONSTRUÇÃO CIVIL - ANÁLISE DE FATORES
Vila Velha (ES), 14 de Junho de 2018
Introdução
Devido às empresas de construção civil apresentarem dificuldades relacionadas com a grande incidência de desligamentos e contratações em um curto período de tempo, não é dado à devida importância para esse índice tão relevante que se chama turnover. Por isso esta pesquisa busca apresentar suas principais causas. Com a dificuldade de um controle consistente, as organizações se veem em um grande impasse, e por diversas razões a empresa necessita demitir um funcionário e imediatamente contratar outro para ocupar seu cargo, porém isso ocasiona grandes prejuízos
Objetivo
O objetivo geral desta pesquisa é entender a rotatividade e suas causas para a empresa em questão. Desta forma, nossos objetivos específicos serão, identificar formas de amenizar os seus efeitos, para possuir um turnover controlado, ou seja, manter um fluxo regular de admissões ou demissões, verificar as influências internas, externas ou ambas, oferecendo subsídio para tomada de decisão da organização.
Metodologia
Para esse estudo utilizou-se a pesquisa quantitativa. A coleta dos dados pertinentes à pesquisa foi adquirida por meio de aplicação de um questionário, com o gestor responsável pelo setor de recursos humanos na empresa analisada. Além do questionário, a empresa disponibilizou a ficha de desligamento dos funcionários que foi de grande contribuição para a pesquisa, uma vez que o objetivo era averiguar e o motivo dos desligamentos ocorridos na empresa. A análise e interpretação destas informações serão demonstradas por meio de gráficos, textos explicativos e comparação dos resultados obtidos, os quais seguem significante o percentual.
Resultados
Ao quantificar os índices, percebeu-se que maioria dos desligamentos ocorreu por parte da empresa e que poderiam até ser evitados.
Motivo dos desligamentos
Resultados
54% dos colaboradores desligados por iniciativa da empresa foram dispensado por finalização da etapa da obra, ou seja, os serviços prestados por aquele profissional eram limitados a uma determinada fase da obra.
Resultados
A gestora informou que a empresa tem dificuldades de encontrar um profissional mais preparado que possa atender a demanda de mais de uma etapa de obra e que conforme conversa junto com os demais profissionais da área, os candidatos disponíveis no mercado não estão buscando conhecimento e aperfeiçoamento na sua prestação de serviço, limitando assim a execução de serviços que um único empregado pode prestar. A mesma também informou que a empresa não possui um plano de treinamento e adequação para os funcionários para assim capacitar o funcionário para mais de uma etapa de obra, evitando assim custos de desligamento e de nova admissão.
Considerações Finais
Ao quantificar os índices, percebeu-se que maioria dos desligamentos ocorreu por parte da empresa e que poderiam até ser evitados. De acordo
...