Tec de ti
Por: gabil • 27/9/2015 • Monografia • 2.186 Palavras (9 Páginas) • 259 Visualizações
[pic 1]
- INTRODUÇÃO
Observa-se nos últimos anos o crescimento e proliferação de pequenas e médias empresas, junto com a necessidade de uma rede de computadores.
Essas empresas apresentam significativa dependência de acesso a internet e de computadores interligados à intranet para realização de seus negócios.
Servidor é vital para a rede de uma empresa, e falhas e a indisponibilidade dos recursos do servidor, representam perdas de produtividade e até prejuízos financeiros.
A identificação e a resolução rápida e eficiente de problemas são fatores importantes na prestação de serviços eficientes por empresas.
O MeC é um sistema que visa auxiliar a monitoração e acompanhamento da performance dos Servidores da empresa por meio do protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol). Ele tem como base identificar as falhas ocorridas nos servidores, gerando a partir dessas falhas, um ticket reportando o ocorrido para o Administrador da rede, o qual terá em mãos todos os dados necessários para identificar o problema e suas possíveis causas. As principais tratativas para correção estarão disponíveis por meio de um check list previamente cadastrado. O sistema também conta com relatório das principais ocorrências, e verificação da escalabilidade das maquinas, tanto software, quanto hardware.
METODOLOGIA
O presente projeto foi desenvolvido utilizando o modelo cascata, o qual segundo Pressman (2006) é conhecido como ciclo de vida clássico. O modelo cascata é linear e estritamente seqüencial motivo este que o torna o modelo mais adequado para o projeto.
A figura a seguir apresenta as fases do modelo e retrata as atividades de desenvolvimento fundamentais
[pic 2]
Figura1 - Modelo Cascata (Pressman, 2006)
As etapas que compõem o modelo em cascata são:
- Engenharia do Sistema
Identificamos que para o funcionamento do sistema seria necessária a escolha de uma forma de comunicação entre o MEC e os equipamentos de rede, sendo eles: roteadores, switches e servidores para identificação das falhas. O MEC necessitou do desenvolvimento de uma interface web para interação com o usuário, e para gerenciar o banco de dados utilizamos a plataforma MySQL.
- Análise de requisitos de software
Para chegar aos requisitos de software foi necessário conhecermos detalhadamente as funções: (cadastro/alteração/exclusão de usuários, cadastro/alteração/exclusão de equipamentos, identificação de falhas via SNMP, criação automática de chamados), desempenho e até mesmo a interface web que utilizamos no MEC para que desta maneira pudéssemos chegar à conclusão de quais softwares seriam necessários para o sistema.
- Projeto
Nesta fase foi definida a forma de monitoração dos equipamentos da rede utilizada pelo MEC, e para essa função foi selecionado o protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol).
O SNMP foi lançado em 1988 para atender à necessidade cada vez maior de um padrão para gerenciar os dispositivos de IP. O SNMP oferece aos usuários um conjunto “simples” de operações que permitem o gerenciamento remoto desses dispositivos. (Douglas R. Mauro e Kevin J. Schmidt).
A equipe optou pelo método get do protocolo SNMP para consulta das informações dos equipamentos monitorados.
No projeto do MEC, foi definida para interface entre usuário e sistema e para tratamento das informações dos equipamentos monitorados, a linguagem de programação PHP.
- Codificação
A partir desta fase o MEC foi desenvolvido em código compatível com linguagem de máquina, sendo utilizado o PHP e MySQL.
- Testes
Após a conclusão da codificação do MEC pudemos realizar os testes necessários para garantir o funcionamento correto das ferramentas do sistema. Nesta fase, erros podem ser descobertos e corrigidos.
- Justificativa
Este projeto surgiu pela necessidade de ter um sistema que auxiliasse o administrador da rede a obter informações sobre o desempenho dos servidores e assim manter o bom funcionamento de qualquer ambiente corporativo, disponibilizando as informações sobre a rede monitorada e gerando tickets com as possíveis ocorrências para futuras correções.
Para isto, a aplicação disponibiliza estes dados, com atualizações periódicas na forma de tickets, para estudos de casos específicos, tais como horários de pico ou anomalias na utilização dos recursos monitorados.
O aumento de desempenho de um serviço implica, entre outras coisas, em uma melhoria da infra-estrutura. Para que este processo seja feito de maneira melhor orientada e fundamentada, é recomendável uma análise do histórico de utilização destes equipamentos. Por não ser comum a utilização de um produto que faça o monitoramento e mantenha históricos da utilização em banco de dados relacionais, decidimos que seria adequado o desenvolvimento de tal solução.
1.2 Objetivo Geral
O objetivo é disponibilizar os dados armazenados referentes ao uso dos recursos dos servidores por meio de um ticket, onde o Administrador terá acesso as informações do ocorrido, e poderá efetuar as devidas tratativas.
- Objetivos Específicos
- Definir os princípios básicos do monitoramento de desempenho e performance dos servidores.
- Monitorar o desempenho em servidores que suportam o protocolo SNMP.
- Gerar tickets com as informações coletadas do monitoramento realizado pelo SNMP.
- Identificar anomalias na rede para futuras correções.
- Requisitos Funcionais
Os requisitos funcionais demonstram todas as funções do sistema tanto manuais quanto automáticas.
RF#1- Cadastro/Exclusão de usuários
- - Inclusão de usuários;
- - alteração de usuários;
- - exclusão de usuários.
RF#2- Cadastro/Exclusão de equipamentos
- - Inclusão de equipamentos;
2.2 - alteração de equipamentos;
2.3 - exclusão de equipamentos.
RF# 3- Coleta de Informações SNMP
...