Tecnologia Recursos Humanos
Por: thais2020 • 10/4/2015 • Trabalho acadêmico • 725 Palavras (3 Páginas) • 361 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
Ao Curso Superior de
Tecnologia Recursos Humanos
Gestão de Pessoas
CAMPINAS / SP
2015
Deimacleia Umbelina – 8072819252
Gabriela da Silva Furlanetto – 8412168961
Carlos Eduardo Rezende – 8489227896
Thais Francine – 8411169076
CTS Etapa 1
Passo 2
Vivemos hoje a era da informação, e mais do que nunca as organizações precisam de agilidade, mobilidade, inovação e mudanças necessárias para enfrentar ameaças e oportunidades advindas de um mundo tão atribulado. É a vez do conhecimento, do capital humano e do capital intelectual. As pessoas passaram a ser o foco da nova organização, a Administração de Recursos Humanos cede lugar a Gestão de Pessoas, as pessoas deixam de ser simples recursos organizacionais para serem abordadas como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.são novos parceiros da organização.
É necessário olhar para o futuro, atentar-se aos enormes desafios que aguardam tais como, globalização, pessoas, cliente, produtos e serviços, conhecimento, resultados, tecnologia. Enfim, tudo esta em mudança, ficar estaguinado é coisa do passado e pode determinar a morte de uma organização.
Frente a esse quadro geral, torna-se extremamente importante a figura do gerente atual. Melhorar o relacionamento interpessoal, aprender a lidar com pessoas e focar metas e resultados e alcançá-los através de pessoas, ou seja, criar uma equipe de alto desempenho é parte da suas novas atribuições.
O que definirá o comportamento de uma organização é a estratégia que ela adotará e essa estratégia é formada por missão, visão e valores organizacionais.
A missão representa a razão da existência de uma organização, significa a razão pela qual ela foi criada e pela qual ela deve servir. O cultivo da missão faz com que todos os membros da organização procurem não somente servir ao cliente, mas ultrapassar suas expectativas e encantá-lo.
A visão é a imagem que que a organização tem de si mesma e do seu futuro.
Valores constituem crenças e atitudes que ajudam a determinar o comportamento individual.
Para que tudo isso seja colocado em prática é necessario dispender um bom tempo no planejamento estratégico de RH.
O planejamento é na realidade uma técnica para observar as incertezas sobre o futuro da empresa permitindo maior consistência em seus desempenhos. Um dos principais aspectos da estratégia organizacional é a sua ligação com a função de Gestão de Pessoas, como traduzir os objetivos e estratégias de RH. O planejamento estratégico refere-se à maneira como a função de RH pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e simultâneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários.
Existem pelo menos quatro modelos de planejamento de RH, alguns são genéricos e abrangem toda a organização, enquanto outros são específicos para determinados níveis organizacionais. São eles:
Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço, modelo baseado em segmentos de cargos, modelo de substituição de postos-chave, modelo baseado no fluxo de pessoal e modelo de planejamento integrado.
Em todos os casos, é necessário sempre levar em consideração alguns fatores que provocam alteração no planejamento de RH.
...