Tecnologias de gestão - autodesenvolvimento
Por: rodsdam • 11/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.389 Palavras (6 Páginas) • 207 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
Unidade 2
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DE GESTÃO
PROFESSORA TUTORA: AUDREY BARRETTI CARVALHO BATISTA
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
ALUNO RA Série
Rodney de Andrade Martins | 3799587073 | 3ª B |
Campinas
14 de Abril de 2013
PASSO 1
• Faça anotações sobre os aspectos que considerar importantes.
Terceirização é o nome dado ao processo onde uma empresa que necessite reduzir gastos delega certos serviços a uma empresa ou pessoa física especializada e disposta a atuar em tal setor.
Em uma empresa a terceirização é importante principalmente para a redução de custos, porém é importante o planejamento correto antes de se colocar em prática, primeiramente é necessário entender qual setor necessita de terceirização, em seguida escolher o parceiro certo para a inicialização da atividade. É importante que a empresa escolhida tenha total comprometimento e capacidade para atender as expectativas da empresa contratante, como também compreender e aplicar os objetivos da empresa, para que o mesmo possa ser levado adiante.
PASSO 3
Descrição da organização (nome real ou fictício): Petrobrás - Petróleo Brasileiro S/A |
Segmento de atuação/principal atividade: Exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo. |
Localização: Sua sede localiza-se na Av. República do Chile, 65 - Centro. Rio de Janeiro. |
Setor(es) terceirizado(s): Alimentação, Análise laboratorial, Almoxarifado, Cimentação e complementação de poços, Montagem e construção de projetos, Informática, Limpeza, Manutenção, Movimentação de cargas, Perfuração e perfilagem de poços, Operação de sondas, Serviços médicos, Transporte, Utilidades e Vigilância. |
PASSO 4
• Quais as vantagens ou desvantagens da terceirização desses setores?
Tanto na Petrobrás, como em qualquer empresa se torna bem mais simples a contratação de uma empresa terceirizada que lhes preste serviço, do que destinar um tempo para gerenciar centenas de setores, com milhares de funcionários. As vantagens dessa prática são inúmeras, mas a que as empresas mais visam é a redução nos gastos, pois se economiza com contratações, treinamento de funcionários, supervisão, entre outros, esse trabalho será delegado por completo para a empresa terceirizada. Na Petrobrás praticamente todos os setores são terceirizados, justamente por ser uma empresa tão grande, que precisa ter foco no seu objetivo principal. Outro motivo para a terceirização ser muito usada na empresa é por conta do grande grau de especialização que essas empresas podem oferecer para a Petrobrás, onde a qualidade do serviço prestado precisa ser alta, se os terceiros não atenderem ao esperado pela empresa contratante, o único trabalho que a Petrobrás terá é encontrar outra que forneça o serviço adequado ao fim do contrato.
Particularmente não vejo muitas desvantagens na terceirização, acredito que uma delas talvez seja por conta de um real controle sobre os funcionários, pois como a Petrobrás não tem um contato tão direto com os funcionários de terceiros, ou seja, não existe um controle real sobre o que eles fazem ou não, então deve-se tomar o cuidado para que a empresa contratada tenha comprometimento e responsabilidades enormes para garantir os resultados de seus colaboradores.
• Há outro(s) setor(es) nessa organização que poderia(m) também ser terceirizado(s)? Por quê?
Não, em minha opinião, todos os setores que precisam e que podem ser terceirizados já estão sendo. Na Petrobrás os únicos setores que não se encaixam em terceirização são aqueles ligados diretamente ao presidente da empresa e às áreas administrativas em si, pois por motivos bem explícitos não podem ser terceirizados. Acredito que as áreas de gestão e administração não podem ser terceirizadas por cuidarem da ordem e por passarem a diante os valores e objetivos da organização, o que não deve sair de foco em hipótese alguma.
PASSO 5
Petrobrás Petróleo Brasileiro S/A
A Petrobrás tem sua sede na Avenida República do Chile no centro da cidade do Rio de Janeiro, possui mais de 100 plataformas de distribuição e 16 refinarias, sem contar seus vários quilômetros de dutos para abastecimento, e está presente em 25 países. Atua no segmento de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural, biocombustível, entre outros derivados.
A terceirização na Petrobrás não é uma técnica nova, está sendo utilizada há muito tempo, porém a empresa está investindo também na terceirização de setores classificados no nível intermediário, ou seja, no nível tático da empresa. Essa nova maneira de trabalhar engloba a maioria dos setores, alguns exemplos são: alimentação, análise laboratorial, almoxarifado, cimentação e complementação de poços, montagem e construção de projetos, informática, limpeza, manutenção, movimentação de cargas, perfuração e perfilagem de poços, operação de sondas, serviços médicos, transporte, utilidades e vigilância.
...