Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
Por: Eriis • 2/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.577 Palavras (11 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – Pirituba
Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
Elaine dos Santos Melo RA: 9911166814
Saúde e Segurança do Trabalho
Professor Pilan
São Paulo
2015
São Paulo
2015
Elaine dos Santos Melo RA: 9911166814
Trabalho apresentado ao curso de Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – Pirituba, como parte de exigência do Programa de Graduação de Graduação para obtenção do titulo de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.
Orientador: Professor Luiz Carlos Pilan
SUMÁRIO
- Introdução........................................................................................................04
- Conceito...........................................................................................................05
- Levantamento, Transporte e Descarga Industrial de peso .........................06
- Levantamento, transporte e descarga individual de materiais...............06
- Levantamento de cargas...........................................................................06
- Transporte de cargas................................................................................07
- Mobiliários dos postos de trabalho..................................................................08
- Equipamento dos postos de trabalho.............................................................09
- Organização do trabalho.................................................................................10
- Condições ambientais do trabalho..................................................................12
- Conclusão........................................................................................................13
- Referências Bibliográficas...............................................................................14
1. Introdução
Neste texto veremos um pouco sobre Ergonomia, suas mudanças e transformação para a melhoria dos trabalhadores e como cuidar da adaptação das condições de trabalho. Já que a ergonomia modifica os sistemas de trabalho para estabelecer o bem estar das pessoas com eficiência, conforto e segurança.
Ergonomia
2.Conceito
Para lida, ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Já para Ergonomics Research Society, ergonomia é o “estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento”.
Segundo Winster, a ergonomia é o conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, e eficácia e segurança.
É importante dizer que todas as definições dadas acima se complementam, pois é necessário que o trabalho seja seguro ao trabalhador seja no manuseio de equipamentos ou instrumentos, seja com uma organização de trabalho agradável a sua execução ou mesmo na inter-relação entre trabalhadores, chefe-trabalhador ou ambiente-trabalhador, visando também os transtornos mentais (burn-out, assedio moral) de origem ocupacional.
Segundo o lida, para se realizar um estudo ergonômico, não é suficiente a simples observação do ambiente físico composto de máquinas e equipamentos utilizados para transformar os materiais.
É necessário que toda a situação em que ocorre o relacionamento entre o homem e o seu trabalho, incluindo os seus aspectos organizacionais de como esse trabalho é programado e controlado para produzir os resultados desejados.
Palmer afirma que o objetivo da ergonomia é aumentar a eficiência da atividade humana por meio de informações que permitam que as decisões sejam mais logicas. A ergonomia permite que o custo individual seja minimizado ao remover aspectos do trabalho que, ao longo prazo, possa provocar lesões, fadiga, ineficiências ou até incapacidades físicas.
3.Levantamento, Transporte e Descarga Industrial de Peso.
As proibições legais não se aplicam quando a remoção do material é feita por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou quaisquer outros aparelhos mecânicos (art. 198 e 390, paragrafo único).
O art. 198 estabelece que o MTE pode fixar limites diversos e evitar que sejam exigidos do empregado esforço superior as suas forças.
Ao regulamentar a matéria, o MTE não estabeleceu valores quantitativos, pois poderia contrariar os artigos da CLT que determinam limites elevados do ponto de vista técnico.
Quando ao peso da carga levantada é a probabilidade de acometimento a sua saúde, tais como lombalgias, hérnias de disco ou problemas na coluna devido ao superesforço.
Neste sentido deve-se considerar oque profere o subitem 17.2.2 da NR 17.
3.1 Levantamento, transporte e descarga individual de materiais. 17.2.1. Para efeito desta norma regulamentadora: 17.2.11. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
O transporte e descarga de materiais feitos por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou qualquer outro aparelho mecânico deverão ser executados de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com a sua capacidade de força e não comprometa a sua saúde ou a sua segurança.
3.2 Levantamentos de Cargas
O manuseio de cargas é responsável por grande parte dos traumas musculares nos trabalhadores.
60% deles são causados por levantamento de cargas e 20% puxando e empurrando-as
...