Tipos de Metodologia
Por: Thainara Barcelos • 3/12/2015 • Resenha • 1.495 Palavras (6 Páginas) • 259 Visualizações
Survey
A metodologia de pesquisa survey é quantitativa e deve ser aplicada quando se deseja responder perguntas do tipo "o quê?", "porque?", "quanto?" e/ou "como?", quando não é possível ou não existe interesse em controlar variáveis dependentes e independentes e quando a pesquisa será realizada no momento presente ou recente do acontecimento observado. A survey pode ser classificada quanto ao seu propósito como explanatória, exploratória ou descritiva. E quanto aos seus momentos como longitudinal ou contra-transversal.
A pesquisa survey pode ser descrita como a obtenção de dados ou informações sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, indicado como representante de uma população-alvo, por meio de um instrumento de pesquisa, normalmente um questionário (Tanur apud Pinsonneault&Kraemer, 1993).
Dentre as vantagens da metodologiasurvey se destacam a flexibilidade de poder aplicar o instrumento de pesquisa pessoalmente, via correios, telefone ou internet, a pesquisa survey geralmente tem baixo custo, são muito úteis em descrever as características de uma grande população, pode-se trabalhar com grandes amostras mesmo quando estão sendo analisadas variáveis diferentes e também muitas perguntas podem ser colocadas em torno do mesmo tema.
Algumas das desvantagens são os inquéritos inflexíveis (não sofrem alteração durante toda a pesquisa), o pesquisador deve garantir que a amostra selecionada tenha respostas para as perguntas que serão realizadas e dependem da motivação, honestidade e memória de cada pessoa que irá responder a pesquisa.
Estudo de Caso
O estudo de caso é um estudo de natureza empírica que investiga um determinado fenômeno, geralmente contemporâneo, dentro de um contexto real de vida, quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto em que ele se insere não são claramente definidas. Trata-se de uma análise aprofundada de um ou mais objetos (casos), para que permita o seu amplo e detalhado conhecimento (GIL, 1996; BERTO; NAKANO, 2000). Seu objetivo é aprofundar o conhecimento acerca de um problema não suficientemente definido (MATTAR, 1996), visando estimular a compreensão, sugerir hipóteses e questões ou desenvolver a teoria. Os estudos de casos podem ser classificados segundo (YIN, 2001; VOSS etal., 2002): seu conteúdo e objetivo final (exploratórios, explanatórios, ou descritivos) ou quantidade de casos (caso único – holístico ou incorporado ou casos múltiplos – também categorizados em holísticos ou incorporados). A principal tendência em todos os tipos de estudo de caso, é que estes tentam esclarecer o motivo pelo qual uma decisão ou um conjunto de decisões foram tomadas, como foram implementadas e com quais resultados alcançados (YIN, 2001).
Segundo Yin (1989) as aplicações para o estudo de caso são quatro, são elas: para explicar ligações causais nas intervenções na vida real que são muito complexas para serem abordadas pelos 'surveys' ou pelas estratégias experimentais, para descrever o contexto da vida real no qual a intervenção ocorreu, para fazer uma avaliação, ainda que de forma descritiva, da intervenção realizada e para explorar aquelas situações onde as intervenções avaliadas não possuam resultados claros e específicos.
Dentre os pontos fortes dessa metodologia podemos citar: os estudos de casorelacionam a teoria à prática e proporcionam uma percepção através de exemplos específicos. E como pontos fracos: são estudos muito complexos, sofrem com ageneralização uma vez que se trata de um estudo em profundidade de uma realidade e esse método é desaprovado pelos investigadores como base de investigação na prática da educação.
Modelagem e Simulação
Segundo Chung (2004), a modelagem e simulação é o processo de criar e experimentar um sistemafísico através de um modelo matemático computadorizado. Um sistema pode ser definido como um conjuntode componentes ou processos que se interagem e que recebem entradas e oferecem resultados para algumpropósito.
A modelagem e simulação têm como objetivo ajudar no processo de tomada de decisão através da geração de cenários e fazendo análises e avaliações de sistemas, prever comportamentos futuros e propor soluções para otimização dos problemas encontrados.
A aplicação desse método é viável em vários casos dentre eles quando se deseja saber a melhor forma de investimento antes de iniciar uma nova operação ou projeto ou mesmo ampliar um projeto já existente, identificar problemas no processo, compreender de forma mais clara o processo que será otimizado, testar alternativas e métodos antes de serem implantados e também pode ser aplicado em diversas áreas como por exemplo logística, estocagem e distribuição, avaliação de novas tecnologias entre outras.
Algumas vantagens citadas por Saliby (1989), Banks et al (1996), Pegdenetal (1995) Law eKelton (2000) são: modelos mais realistas, processo de modelagem evolutivo, aplicação a problemas "mal-estruturados", soluções rápidas, aquisição de visão sistêmica, exploração de possibilidades, diagnósticos de problemasdentre várias outras.Como desvantagens temos: construção de modelos requer conhecimento, análise errada dos resultados,alto custo, uso inapropriado e os resultados da simulação podem ser de difícil implementação.
Experimento ou pesquisa experimental
A principal característica da pesquisa experimental é que opesquisador tem o controle total sobre os valores que as variáveis independentes irão assumir, ou seja, é opesquisador quem estabelece e controla os valores que serão experimentados. Trata-se de um método depesquisa quantitativo.A pesquisa experimental é aplicada para avaliar um sistema, produto, processo ou serviço e estuda a relação causa e efeito de determinado fenômeno.O método é ótimo para comparar efeitos que não podem ser detectados através de outros métodos de avaliação e também é eficaz para investigação de alternativas específicas para determinado sistema. Muitas vezes as técnicas são conduzidas em ambientes e circunstâncias artificiais e isso é visto como um aspecto negativo. As vantagens da pesquisa experimental são muitas, em função do seu elevado grau de clareza, precisão e objetividade nos resultados, enquanto sua maior limitação reside na dificuldade em se aplicar em fenômenos sociais.
Pesquisa- ação
Segundo Thiollent (2005), a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
A pesquisa-ação é muito aplicada em ciências sociais, psicologia e ensino. É apropriada para investigações em grupos, coletividades ou organizações depequeno e médio porte e com propósitos focados a médio ou longo-prazo. A configuração da pesquisa-ação depende dos seus objetivos e do contexto no qual é aplicada. Os objetivos são dois de acordo com Thiollent (2007), são eles objetivo técnico e objetivo científico. Dentre as vantagens dessa metodologia podemos citar: a flexibilidade, é um método adaptável, interação do pesquisador com os envolvidos e também sua orientação para o futuro. Já as limitações são: o objetivo da pesquisa-ação é situacional e específico, a amostra da pesquisa-ação é restrita e não representativa, a pesquisa tem pouco ou nenhum controle sobre variáveis são vistos como desvantagens do método.
...