Metodologia: Tipos de Conhecimento
Por: SAMIRA CANDIDO • 2/5/2021 • Trabalho acadêmico • 410 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
Farmácia
Metodologia
Pode-se dizer que existem alguns tipos de conhecimento, forma de interpretar o mundo. Algumas delas têm características específicas que as fazem diferentes das outras.
A mitologia, o senso comum, as religiões, a filosofia e a ciência apresentam a mesma finalidade: organizar suas informações que consiga apresentar uma explicação ou dar sentido ao mundo e às coisas. com outras palavras elas são produtoras de conhecimento.
• Tipos de conhecimento
• Religioso
• Mítico
Sua base de conhecimento: crença e fé.
A forma que transmite seu conhecimento: a escritura e narrativa mítica
O que valia esse conhecimento no religioso é o dogma, ele reforça o conhecimento comum na religião, a divisão do que é profano e observável e o que é sagrado e mistério. Essa ideia, acontece a hierarquização dessa divisão, que atesta o poder divino sobre a pessoa.
A transmissão desse conhecimento vem de teólogos/líderes religiosos.
Já na no místico é a tradição oral, narrativas místicas. Na Grécia antiga, esse conhecimento chegava nas pessoas através dos poetas- rapsodos. As narrativas contam sobre o início dos tempos, sua crença se baseia nas representações fiéis da realidade.
O conhecimento religioso e explica o universo em sua formação e completude. O seu conhecimento é o princípio na fé, na crença e revelações divinas e seus textos sagrados. Seus conhecimentos e as religiões são conhecidos com teologia, tem o direcionamento estrutural no sistema de conhecimento baseado em verdades não-demonstráveis e inquestionáveis conhecido como dogma. A religião garante que sua lição é o que é humano e o que é divino.
O conhecimento místico tem fundamento nas características principais do ser fabuloso, baseado na crença, narrativas místicas, de forma ilógica e contraditória, imagens e constroem uma consciência coletiva.
Exemplo de crença:
Uma família com uma vida financeira padrão, descobre que sua filha desenvolveu uma doença rara, seu tratamento é caro, por ser importado nos EUA. Essa família tem uma divisão de crença, a mãe tem seu conhecimento baseado na fé (religioso) e o pai na crença (místico).
Os médicos fazem de tudo para salvar a criança, os pais oram para que seus Deuses os ajudem naquele momento e que não abandone seu filho, nem os desampare e que cuide de tudo, e que ajudem a ter calma.
Tudo ocorre bem, eles acreditam que seus deuses salvaram seu filho.
Uma família que acredita em duas religiões diferentes, pode trazer conflito, mas, com respeito tudo pode dar certo.
...