Trabalho Gestão de Mudança e Gestão Internacional de Pessoas
Por: LimaMey • 2/9/2021 • Trabalho acadêmico • 270 Palavras (2 Páginas) • 99 Visualizações
Gestão de Mudança e Gestão Internacional de Pessoas – Atividade 1
Grupo: Enzo Rocha
Gianlucca de Castro
Guilherme Macedo
Sarah Pimentel
Pedro Nogueira
Nicolau Vergueiro
No que se refere ao “Ponto”, apresentado no texto base, podemos atestar a veracidade e solidez dos argumentos prestados, fazendo uma breve análise de nossa realidade.
Basicamente, vivemos em uma sociedade pós-moderna, trata-se da modernidade liquida proposta por Bauman (a realidade não possui forma definida sendo extremamente mutável). As organizações não possuem parâmetros de ação capazes de sanar os problemas causados pela globalização, a evolução tecnológica, instalou mudanças geográficas, sociais, de consumo e até mesmo paradigmáticas.
Outro conceito, que nos auxilia na descrição de nossa sociedade, refere-se ao “Complexo”, proposto por Morin, o mundo hoje, pode ser descrito como uma colcha de retalhos, já que tudo está interligado, nesse sentido, breves alterações no tecido do complexo, possuem resultados em cadeia. A pandemia é um claro exemplo deste fato, tudo está interligado, se um setor da sociedade deixa de funcionar corretamente todos acabam sendo afetados, nesse caso, a crise de saúde, causou desempregos acentuou a desigualdade e levou inúmeras organizações a fecharem as portas.
Dessa forma, podemos afirmar que as mudanças não podem ser tratadas pelas organizações de maneira isolada, já estão interligadas a nossa realidade. A gestão organizacional do século XXI é diferente de qualquer outro modelo de gestão instalado no século XX, conforme caminhamos o mundo se torna cada vez mais globalizado, as informações são compartilhadas de maneira instantânea, o consumo é mais volátil e o futuro dos mercados cada vez mais incerto. Assim, é importante que as organizações enxerguem as mudanças como parte da realidade e não como breves alterações no status quo.
...