Trabalho Unopar Gerenciamento de riscos
Por: William Praça • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.767 Palavras (8 Páginas) • 373 Visualizações
Trabalho Unopar
Gerenciamento de riscos :
A palavra risco geralmente está associada a fatos que nos fazem perder algo, ou pelo menos a fatos que podem incorrer perdas ou ganhos.
No gerenciamento de riscos em projetos trata principalmente, de antecipar situações indesejadas e preza pela escolha das melhores decisões para mitigar resultados negativos.
“O risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer terá efeito positivo ou negativo pelo menos sobre um objetivo do projeto, como tempo, custo, âmbito ou qualidade” (PMBOK, 2008, p. 226).
Os riscos podem ser positivos ou negativos .Os positivos são considerados como oportunidades , e o negativos sãon considerados como dificuldadades.
Os riscos podem ser classificado por categorias :
- Riscos organizacionais ou de negócios : estão diretamente ligados ao projeto , são fatores que podem impactar no aumento dos custos e do tempo para a conclusão do projeto .
Riscos técnicos : estão relacionadas a qualidade do produto ou serviço a ser desenvolvido . Envolvem problemas de design , implementação , interface , verificações e manutenção .
Riscos externos : tais como mudanças legais ou de regulamentações ambientais , questões trabalhistas , mudanças de prioridades do responsável riscos rurais e de clima .
Escopo:
A definição de um escopo , idependente da natureza de um projeto e um dos pontos mais importantes da fase inicial do projeto .
O escopo defini as atividades que são necessárias e quando elas devem acontecer ao longo do projeto , de forma que a interpretação das ativodades propicie atingir um objetivo em um determinado período de tempo
As razoes pelas quais muitos projetos fracassam , estão em grande maioia relacionadas a falha de planejamento e gerenciamento do escopo, pois muitos não se atenta a pelo menos um dos pontos determinantes do projeto , como .
- planejamento do escopo
- definição do escopo
- verificação do escopo
- controle do escopo
Não se pode confundir o escopo do produto com o escopo do projeto , pois o escopo do produto são as características ou funções que descrevem um produto, serviço ou resultado , enquanto , o escopo do projeto e o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto , serviço ou resultado especifico com as características e funções especificadas .
Durante o planejamento , o escopo deve ser definido e descrito mais especificamente porque se conhecem mais informações sobre o projeto.
A definição do escopo de um projeto e desenvolvida a partir das principais entregas , premissias e restrições . As necessidades , desejos e expectativas das partes interassadas são analisados e convertidos em requisitos . As premissas e restrições conforme necessário .
A principal técnica para definição do escopo e a Estrutura Analitica de Projeto (EAP) que tem como objetivo principal definir e controlar os trabalhos a serem realizados pelo projeto , de modo a garantir que o produto ou serviço desejado seja obtido por meio da menor quantidade possível de trabalho , sem abandonar nenhuma premissa estabelecida no objetivo do projeto .
EAP é a sigla para Estrutura Analítica do Projeto, um recurso que tem como principal objetivo a divisão do projeto em partes menores (também chamadas tarefas ou pacotes de trabalho) e, consequentemente, mais fáceis de serem entendidas e gerenciadas.
Fornecedores:
Todo projeto inclui processos de compras , aquisição de produtos , serviços equipamentos ou resultados fora da equipi do projeto para realizar um determinado trabalho .
Quando e iniciado um projeto o gestor deve tentar identificar os fornecedores mais apropriados , examinando listas ecatalagos comerciais , telefonando para outras empresas em busca de recomendações , participando de feiras e congressos e buscando publicações sobre os produtos e fornecedores .
A gestão da cadeia de fornecedores ou gestão de aquisições tem como objeto garantir a aquisição de bens e serviços dentro das conformidades estabelecidas , como : prazo , qualidade e custos determinados .
Na gestaõa de aquisições e importante identificar e certificar ponteciais fornecedores , definir politicas de compras e contratações de serviços , assim como monitorar as praticas de mercado para possíveis mudanças ou alterações .Pode ser composta ou distribuída da seguinte forma :
- Planejamento das aquisições
- Obtenção de propostas
- Seleção de fornecedores
- Administração dos contratos
- Encerramento do contrato
Planejamento das compras
O processo de planejamento de compras , aquisições e contratações e o momento em que são identificadas as necessidades do projeto , quais equipamentos e serviços são necessários e o que pode melhorar e facilitar o desenvolvimento do projeto .
O planejamento das aquisições no projeto envolve as consiearações de como, onde , quanto, o que e quando um equipamento sera adquirido ou um serviço contratado .
O cronograma do projeto pode influenciar o processo de compra ou aquisição de um equipamento ou produto , uma vez que vezes , a decisão de fazer ou comprar algo e tomada durante o planejamento de compras e aquisições .
- Obtenção de propostas
O processo de cotação de fornecedores e solicitação de propostas possibilita ao comprador escolher qual dos fornecedores tem melhor conjunto , ou seja , qual dos fornecedores atende mais requisitos de relevância no processo de decisão de contratação .
- Seleção de fornecedores
Em projetos a escolha do fornecedor se deve em consequência dos atributos que a organização deseja encotrar .
Muitos fatores podem ser avaliados no processo de decisão de seleção de fornecedores , como por exemplo preço ou custo .
Há também diversas ferramentas de seleção de fornecedores que podem auxiliar no processo de decisão :
- Sistema de ponderação : método de quantificação de dados qualitativos
- Estimativas independentes: a organização contratante pode preparar suas próprias estimativas , independetes dos custos para verificação dos preços propostos pelos possíveis fornecedores .
...