TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Programação

Por:   •  23/8/2021  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE FILOSOFIA

Nome : Pedro Daniel

Série : 2° ano

Turma : 922

O documentário começa falando sobre o Império Romano, falando sobre sua importância e influência na Idade Média, inclusive falando citando a queda do império do Oriente, em 1453. Depois de um breve comentário sobre o Império Romano, o documentário aborda a Idade Média, relatando suas características e o que aconteceu no período. Nesta parte do documentário, fala sobre os pontos positivos e negativos da “idade das trevas”, como o declínio financeiro vivido na época, o imenso poder político da Igreja Católica, as obras de grande originalidade dos filósofos do período e as poesias líricas.

Nesse período, além do Teocentrismo, filosofia que considera Divino o fundamento de toda a ordem no mundo, outras duas correntes filosóficas se destacaram, a Patrística, que surgiu no século IV, e a Escolástica, que surgiu na Europa no século IX e permaneceu até o início da Renascimento, no século XVI. Na filosofia Patrística, os principais temas explorados estavam ancorados nas vertentes do maniqueísmo, ceticismo e neoplatonismo. São eles: criação do mundo; ressurreição e reencarnação; corpo e alma; pecados; livre arbítrio; predestinação divina. Santo Agostinho (354-430) foi teólogo, bispo, filósofo e o principal expoente da Patrística. Seus estudos estiveram voltados para a luta do bem e do mal (maniqueísmo), bem como do neoplatonismo. Além disso, ele focou no desenvolvimento do conceito de “pecado original” e do “livre arbítrio” como forma de livrar do mal. A “predestinação divina”, associada à salvação dos homens pela graça divina, também foi um dos temas explorados por Agostinho.

A filosofia escolástica foi uma filosofia que esteve inspirada nos ideais dos filósofos gregos Platão e sobretudo, seu discípulo Aristóteles, além de ter uma fundamentação cristã baseada nas revelações contidas na Bíblia Sagrada. São Tomás de Aquino foi o principal filósofo dessa corrente. Segundo ele, o segredo era racionalizar o pensamento cristão, ou seja, refletir sobre a aproximação entre a fé e a razão. Os principais temas explorados por Tomás de Aquino foram ; Realidade sensorial : tudo o que sentimos na realidade ; Princípio da não-contradição: estudo sobre as dicotomias entre ser e não ser ; Princípio da Finalidade: trata-se do objetivo, ou seja, da razão de ser de todas as pessoas ; Princípio da Causa Eficiente: a necessidade de existência em relação ao outro ; Princípio da Substância: relacionado com a essência do ser e de seus aspectos não essenciais ; Princípio do Ato e da Potência: O ato demonstra o que está sendo realizado, enquanto a potência refere-se ao que se pode realizar. Esse processo resulta no processo de mudança.

Depois de expor as principais ideias da filosofia Escolástica e a Patrística, citar São Tomás de Aquino e Santo Agostinho fazendo uma breve biografia dos filósofos, o documentário chega nas considerações finais. Nas considerações finais, o documentário fala sobre a importância da filosofia medieval e da grande inspiração dos filósofos da época na filosofia Grega Clássica, explicando a fé cristã por intermédio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com