Trabalho de Sociodiversidade, Responsabilidade e Comprometimento social
Por: Boo Dnz • 28/10/2021 • Relatório de pesquisa • 680 Palavras (3 Páginas) • 177 Visualizações
[pic 1]
Ana Beatriz da Costa Diniz
Matrícula:2038688
Visão de Política Pública na educação
Trabalho de Sociodiversidade, Responsabilidade e Comprometimento social
Visão de Política Pública na educação
O que se entende por Política Pública é um conjunto de tomada de ação, decisão, projetos, entre outros, servindo o Estado, mas não é só um serviço é um direito social do povo garantindo uma forma de vida satisfatória e plena. Dando o direito a saúde para todos, moradias, direito ao trabalhador, transporte público seguro, saneamento básico, entre outros.
Mas sabemos que não é sempre assim. Para entendermos melhor, temos que voltar a Era Vargas que foi um grande propulsor junto com o Estado para impor um novo modelo de trabalho. O que era apenas privilegiado ás atividades agrícolas que beneficiava a elite, essa situação começou a mudar com a expansão do aumento das industrias e das grandes cidades.
Como uma forma para garantir o corpo da classe trabalhadora desses grupos, Getúlio promoveu leis onde nela estavam previstos direitos trabalhistas como salário mínimo, jornada de trabalho de 8 horas, repouso semanal, férias remuneradas, assistência médica e sanitária.
A CLT foi criada para dignificar os trabalhadores que eram submetidos às condições precárias, insalubres e exaustivas carga horária de trabalho. O PIB aumentou, desemprego não assustava mais e o estado tornou-se o legislador do trabalho. Gradativamente as leis garantiam benefício ao trabalhador.
Cada estado e município elabora suas diretrizes de acordo com a sua necessidade com o intuito de servir todos os cidadãos, cada qual com sua necessidade. Como por exemplo as políticas públicas da educação, criada pelo governo para colocar em prática medidas que garantem o acesso à educação para todos os cidadãos e assim ajuda a melhorar a qualidade do ensino do país, alavancando o PIB e diminuindo o analfabetismo, então o estado cria-se planos estaduais de educação e planos municipais de educação.
Para garantir uma educação de qualidade é necessário a participação da sociedade como um todo, e não só de professor para aluno, mas como também de pais e o governo. Isso porque o país deve levar em consideração todos os aspectos relacionados na Constituição Federal garantindo o direto a educação a todo brasileiro. Nesse momento o governo deve criar projetos, leis, programas de incentivo e cotas, de acordo com o seu município e estado, tornando a vida das pessoas mais dignas.
Além de construções e projetos de lei, é necessária uma educação de qualidade, que envolve estruturas de ensino, como um material escolar, livros, acesso à internet, contratação de professores especializados. O que resulta na diminuição do déficit de aprendizado, abandono escolar, onde muitos alunos que não foram alfabetizados na idade-série se desestimula e abandona.
...