TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ética e Sustentabilidade

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 3]

ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO.

Empresa de Telecomunicações VBN

Julho/2018

[pic 4]


Elaborado por: Maicom Ricardo Pereira Bigliardi

Disciplina: Ética e Sustentabilidade

Turma: 164829/2018


Tópicos desenvolvidos

  1. Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
  2. Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
  3. Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
  4. Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.

Apresentação e objetivo

As organizações na atualidade vivenciam mudanças sucessivas e constantes frente as oscilações impostas pelo mercado em que estão inseridas, recebendo incluência direta da postura individual da força de trabalho.

Neste cenário, a cultura organizacional é impactada diretamente pelos diferentes perfis e valores de seus stakeholders, onde as empresas são permanentemente desafiadas a se adequarem a um processo de mudanças.

A reflexão ética supõe a suspensão da cotidianidade; não tem por objetivo responder às suas necessidades imediatas, mas sistematizar a crítica da vida cotidiana, pressuposto para uma organização da mesma para além das necessidades voltadas exclusivamente ao “eu”, ampliando as possibilidades dos os indivíduos se realizarem como individualidades livres e conscientes (BARROCO, 2001, p. 55).

O contexto impõe o alinhamento de práticas de governança corporativa que minimizem o impacto nas partes interessadas, como acionistas, colaboradores, clientes atuais e potenciais, sociedade e poder governamental, propiciando a aceitação e perpetuidade das organizações.

Segundo Ashley (2002), parece lícito afirmar que hoje em dia as organizações precisam estar atentas não só as suas responsabilidades econômicas e legais, mas também as suas responsabilidades éticas, morais e sociais.

A globalização da economia influencia as estratégias organizacionais, devido o mercado apresentar variáveis que tornam cada vez mais visível a questão da competitividade empresarial.

As empresas na atualizadade precisam enfrentar as ameaças que a liberalização do mercado pode proporcionar, em contrapartida também é válido aproveitar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento, com ênfase na conduta ética e socialmente responsável do negócio.

O mercado exige um novo perfil, evidenciando o estabelecimento e desenvolvimento da conduta ética dentro das organizações, prática esta já adotada pelas empresas que desejam se manter competitivas, provendo treinamentos aos colaboradores com foco no desenvolvimento da ética nas relações.

O estudo de caso foi embasado na empresa VBN que atua na área de telecomunicações, com ênfase no desenvolvimento de ideias inovadoras, visando a implementação de ações e padronização dos processos para o negócio, visto a receptividade da referida organização em rever a sua gestão.


Desenvolvimento

  1. Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade

A integridade das organizações está diretamente ligada a cultura promovida pela alta direção, frente a postura de cada indivíduo que integra a sua força de trabalho, devendo ser este um valor a ser buscado por todos, dentro de um processo pessoal de desenvolvimento e evolução, que impacta diretamente na dignidade da organização.

O papel da alta direção para garantir a integridade física de seus colaboradores remete diretamente no bem-estar, na saúde física e psicológica de um indivíduo ou grupo. A integridade pessoal é um conceito bem mais amplo, que inclui a integridade moral e física, sendo um direito previsto na constituição de vários países.

Nas organizações que desenvolvem programas com foco no desenvolvimento humano, o lucro não deve ser o maior valor, e sim com ênfase na participação cooperativa e na busca da excelência consciente.

A integridade organizacional gera resultado a longo prazo, uma vez que está associada à competência e ao comprometimento de seus colaboradores, sendo papel essencial da alta direção na promoção e desenvolvimento no comportamento profissional ético da força de trabalho, acrescentando valor ao negócio.

Uma pessoa íntegra caracteriza-se pela honestidade, imparcialidade, que age de forma correta e de acordo com a moral, honrando seus compromissos, sendo esta postura essencial no âmbito profissional.        

A ausência da integridade ética nas organizações, gera um ambiente corrompido, comprometimento da imagem perante o mercado, com impacto nos lucros e resultados. Uma empresa de excelência e de valores elevados torna-se uma alavanca na melhoria para a evolução de cada indivíduo, gerando uma grande contribuição no âmbito social de um país.

O papel das empresas está vinculado no desenvolvimento de ações, processos e programas para o incremento da melhoria contínua no ambiente de trabalho, estimulando a participação e o comprometimento dos colaboradores, em prol da excelência e na construção de uma imagem de respeito neste mercado globalizado.

  1. Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de  

medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos

A resistência à mudança está presente até mesmo em organizações que estão dispostas a mudar, simplesmente porque as pessoas não querem mudar.

Para Cohen (2003), as pessoas resistem à mudança quando consideram que suas consequências são negativas.

Pessoas são diferentes em termos de disposição em estimar consequências negativas, e mesmo quando suas razões pareçam lógicas ou mesmo equivocadas pela percepção externa, as pessoas não resistem automaticamente às mudanças. As pessoas resistem às mudanças por alguma razão e a tarefa do gestor é tentar identificar as razões e, quando possível, planejar o processo de mudança de forma a minimizar os efeitos negativos e corrigir as percepções errôneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (315.9 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com